
Profª do Câmpus Goiás contribui em tradução de livro estrangeiro
Tradução para português de livro francês sobre paisagem
Esta proposta de publicação surge da colaboração entre dois professores, Vladimir Bartalini da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e de Camila Gomes Sant’ Anna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás (UFG/CG). Ambos, em suas ações de pesquisa, ensino e extensão, buscam apoio nas bases conceituais do pensamento-paisagem de Augustin Berque, mas enfrentam a dificuldade de difundi-las devido ao fato de não existirem traduções de textos do autor que abarquem as especificidades linguísticas brasileiras.
Augustin Berque, geógrafo e orientalista com expressiva produção literária, é reconhecido pela sua contribuição à ressignificação da conceituação da paisagem, ao inocular no pensamento de base mecanicista (característico do que ele chama de “Paradigma Ocidental Moderno Clássico”) o aporte da filosofia e das práxis orientais. Atuou como professor e pesquisador na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) na França. Foi membro da linha de pesquisa sobre o Japão do Centre national de la recherche scientifique (CNRS), a qual dirigiu por dezessete anos, tendo o seu trabalho sido premiado com uma Médaille d’argent da mesma instituição. Por ter desenvolvido estudos de excelência sobre paisagem a partir de sua aproximação com o Oriente, seus livros foram traduzidos em diferentes idiomas e são estudados em Universidades, Centros de Pesquisas, Fundações e Centros Culturais do mundo inteiro.
A tradução de “La pensée paysagère”, um de seus principais livros, foi feita por sugestão do próprio autor, que declarou seu interesse em vê-lo publicado em português do Brasil. Ao possibilitar um acesso mais geral às linhas mestras do seu pensamento, a tradução contribui para o enriquecimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão referentes à paisagem no Brasil. Ao mesmo tempo, promove não apenas o diálogo franco-brasileiro, mas também com outras culturas abordadas pelo autor ao longo de sua trajetória, notadamente as da China, Japão e norte da África, beneficiando o processo de internacionalização das pesquisas desenvolvidas no âmbito universitário brasileiro.
O livro está disponível aqui.



Categorias: Noticias