Visita tecnica Iram

Visita técnica ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO)

Por Camila Jesus. Em 20/05/24 16:29. Atualizada em 20/05/24 16:44.

No dia 25 de abril de 2024, os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Goiás – (UFG), sob a supervisão do Prof. Iram Leandro da Silva, realizou uma visita técnica ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), proporcionando uma valiosa oportunidade de aprendizado e troca de experiências. O evento contou com a participação de estudantes da UFG e profissionais da área de gestão pública a visita foi guiada pela auditora de Controle Externo Ruth da Silva Vilar, da Escola de Contas, do (TCM-GO).

Objetivos da Visita: Conhecer a Estrutura e Funcionamento do TCM-GO.

Os estudantes da UFG, foram recebidos na sede do Tribunal, assistiram a um vídeo institucional e a palestra da Auditora de Controle Externo Luana Assunção, com o enfoque na fiscalização e a aplicação dos recursos públicos para garantir a transparência e eficiência na gestão pública. Durante a visita, foram apresentados aos estudantes do curso de Administração, os processos de auditoria e fiscalização realizados pelo TCM-GO. Isso incluiu uma explicação detalhada sobre como as contas públicas são analisadas e como as irregularidades são detectadas e corrigidas. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias e ferramentas utilizadas pelo Tribunal para realizar suas atividades de controle e auditoria. O uso de sistemas informatizados e inteligência artificial para melhorar a eficiência e precisão das análises foi um dos destaques. Houve um momento para debates e perguntas, onde os estudantes puderam interagir diretamente com os auditores e técnicos do Tribunal. Foram discutidos temas como a importância da transparência na administração pública, o combate à corrupção e as melhores práticas de gestão. A visita também serviu como uma excelente oportunidade de capacitação para os presentes, fornecendo insights valiosos sobre a aplicação prática de conceitos de gestão pública e controle de contas. A visita técnica ao TCM-GO foi amplamente apreciada pelos estudantes, que elogiaram a iniciativa e destacaram a importância de conhecer de perto as práticas de controle e auditoria realizadas pelo Tribunal. A experiência contribuiu significativamente para o entendimento das responsabilidades e desafios enfrentados pelo órgão de controle externo e reforçou a importância da transparência e eficiência na gestão pública. A visita técnica ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás no dia 25 de abril de 2024, foi uma experiência enriquecedora para os estudantes do Curso de Administração da UFG. O evento não apenas proporcionou uma visão aprofundada das operações do TCM-GO, mas também promoveu a conscientização sobre a importância do controle e da fiscalização na administração pública, fortalecendo o compromisso com a transparência e a boa governança.

Visita técnica Visita técnica

Fonte e edição: Prof. Iram Leandro da Silva