1º Encontro da Rede Ibero-americana para o Desenvolvimento dos Sistemas Educacionais Inclusivos (REDSEI)
Nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2024, ocorreu o 1º Encontro da Rede Ibero-americana para o Desenvolvimento dos Sistemas Educacionais Inclusivos (REDSEI) no Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro. O evento foi coordenado por Claudia Pereira Dutra e promovido pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Participaram 60 especialistas e autoridades de 13 países da Ibero-América, além de 7 países observadores. A professora e vice-diretora da Universidade Federal de Goiás (UFG/Câmpus Goiás), Denise de Oliveira Alves, esteve presente.
A agenda da recém-criada Rede inclui a discussão sobre a concepção de um sistema educacional inclusivo, a análise do panorama dos países na efetivação do direito à educação para pessoas com deficiência na educação básica e superior, além do intercâmbio de experiências e da usabilidade de recursos tecnológicos para a acessibilidade.
Na ocasião, os participantes assinaram a Carta do Rio de Janeiro, em que a REDSEI reafirma o propósito de contribuir para a efetivação do direito à educação dos estudantes com deficiência, conforme preconiza a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).
A UFG/Câmpus Goiás agradece o honroso convite e parabeniza a REDSEI/OEI por iniciativa de tamanha magnitude que, com certeza, irá contribuir para a consolidação e fortalecimento de sistemas educacionais inclusivos no Brasil e países da Ibero-América, que integram a REDSEI. Sigamos juntos na luta por uma escola que garanta participação e aprendizado e que não deixe ninguém para trás!