Professora Luciana Câmara Municipal

Professora da UFG Câmpus Goiás é homenageada na Câmara Municipal da Cidade de Goiás

By Camila Jesus. On 05/28/24 16:34 . Updated at 05/29/24 15:10 .

No dia 27 de maio de 2024, na Câmara Municipal da Cidade de Goiás, a Professora Doutora Luciana Helena, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás, foi homenageada na Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadania Vilaboense, por iniciativa do vereador Sidnei Antônio Rosa, vice presidente daquela casa legislativa.

A cerimônia teve início com sessões culturais e declamações que evocaram as tradições da Barra (distrito de Buenolândia). A homenageada, cercada por pessoas significativas em sua trajetória, incluindo discentes dos projetos de iniciação científica e ações de extensão da UFG-CG, contou com a presença da ex-presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Buenolândia, Clarice Cardoso Leite Silva; a Coordenadora da Pastoral da Saúde, Maria Luiza da Silva Oliveira; o bisneto guardião das paisagens sonoras da Barra, Claudio Leite de Brito; além de amigos, familiares, vereadores, a Vice-Prefeita Zilda Lobo e a Professora e Diretora do Câmpus, Margareth Arbués. Esta composição de participantes evidencia o impacto significativo das ações da Professora Luciana durante sua permanência em Goiás.

A docente teve a palavra ao fim do evento, onde demonstrou enorme gratidão a todos presentes e envolvidos nessa homenagem. Ela também discorreu sua trajetória: “Hoje essa Casa de Leis demonstra publicamente admiração e respeito por uma cientista, mãe solo, professora universitária de origem paulista, ganhando o título dessa terra. O meu papel na Universidade pública de gerar conhecimento, pesquisa, extensão e docência, gestão, incentivo à cultura, também tem o dever de contribuir com as comunidades que fazem parte da comunidade a qual estou inserida. Esse título jamais seria possível sem as bênçãos de Deus e a contribuição de muitas mãos goianas que acolheram a mim e a meu filho Francisco, desde quando aqui chegamos.”

Alguns dos projetos nos quais a Professora Luciana Helena esteve envolvida foram relembrados durante a cerimônia, destacando-se o Projeto de Extensão “Casa de Tradições e Paisagens do Cerrado” e o “Museu da Ruralidade”, localizado no distrito de Buenolândia. Ademais, foi mencionada a Política Pública que, por meio de uma Lei, reconhece as novas Mulheres Aroeiras após seu nascimento, com seus nomes em uma praça cuja regularização fundiária está em andamento.

A Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás sente-se imensamente honrado em congratulá-la, Professora Luciana Helena, por esta significativa homenagem. Tal distinção não apenas enaltece seu papel na sociedade, mas também evidencia a crucial relevância do protagonismo feminino em nosso Câmpus.

Professora Luciana Câmara Municipal  Professora Luciana e Mulheres Importantes

Professora Luciana com documento  Professora Luciana e Filho

Professora, alunos e amigos  Professora com quadro

Professora discursando   Professora ouvindo homenagem