Virada Ambiental no FICA

Coordenação de Extensão e Cultura do Câmpus Goiás no FICA 2024

Por Camila Jesus. Em 24/06/24 20:09. Atualizada em 25/06/24 15:53.

A Coordenação de Extensão e Cultura da UFG - Câmpus Goiás, em parceria com o Projeto Virada Ambiental, adquirem a adesão do Munícipio de Goiás para a participação no projeto, durante o FICA 2024. O Projeto Virada Ambiental surgiu com o objetivo de desenvolver ações conjuntas no sentido de viabilizar o plantio de espécies nativas em cada um dos 246 municípios goianos.

 

Em 2024 o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) completou 25 anos. A cada ano, nas telas do Cine Teatro São Joaquim, é exibido um recorte do que há de mais novo, relevante e inquietante em termos de filmes que tratam da relação entre ser humano e natureza. A UFG faz parte dessa história de diversas maneiras, e hoje, trouxemos uma delas através da entrevista com a Coordenadora de Extensão e Cultura Profa. Dra. Danielle Beltrão, e com o Vice-Coordenador Murilo Emos Félix para sabermos um pouco mais sobre essa experiência

Acompanhe a entrevista na integra:

 

Boa tarde! Conte um pouco para nós sobre vocês, e sobre o Projeto Virada Ambiental.
Murilo: Olá, eu sou o Murilo, sou vice-coordenador de Extensão e Cultura do Câmpus Goiás.
Danielle: Olá, eu sou a Danielle, sou Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo e da Coordenação de Extensão e Cultura do Câmpus Goiás. E hoje nós estamos aqui para falar de um grande projeto de extensão, a Virada Ambiental, um projeto que foi idealizado dentro da Universidade Federal de Goiás em parceria com municípios, com empresas.


Onde e em qual ano o projeto teve início?
Danielle: Esse projeto iniciou em Goiânia e hoje ele está no país inteiro. Iniciou no ano de 2019 com a pretensão de atingir todos os municípios goianos e pelo menos uma experiência em cada estado. E hoje vários estados já têm experiências e parcerias com a Virada Ambiental. Inclusive, tomando frente, não é?! É um projeto que começou na UFG, mas que, por conta dessas parcerias, os proponentes assumem boa parte do protagonismo da realização das atividades relacionadas ao projeto.


No que consiste o projeto Virada Ambiental?
Danielle: Consiste basicamente em uma grande ação ambiental de plantio de árvores para compensar a emissão de carbono.

 

Como foi a participação da Coordenação de Extensão e Cultura e do Projeto Virada no FICA 2024?
Murilo: Agora, na ocasião do FICA, a Coordenação de Extensão e Cultura do Campus Goiás, em parceria com o projeto Virada Ambiental, trouxe para Goiás, a intenção de conseguirmos a adesão dos 11 municípios que compõem a bacia do Rio Vermelho. Então nós tivemos a experiência de realizar esse encontro durante o festival e conseguimos a adesão do município de Goiás para o projeto, que tem como dia de marco o dia 22 de novembro, onde acontecerá o plantio de mudas, palestras e outros eventos ainda por serem pensados.

 

Quais são as suas expectativas para a realização do plantio dia 22 de novembro?
Murilo: Nós esperamos que esse projeto ganhe força aqui no Câmpus, que tenha a adesão de alunos, professores, servidores, para somar forças… e que possamos conseguir a adesão dos outros municípios para participarem. Faltam 10 municípios e até novembro a gente tem que conseguir isso. E convidamos a todos para fazer parte também do Virada Ambiental.

Danielle: E é um projeto que tem que ter a cara do Câmpus Goiás, o envolvimento de todos. (...) O potencial desse projeto é enorme, tanto pela ação ambiental em si - recuperar o passivo ambiental, as áreas degradadas - como também essa ação, ela pode se articular com ensino, pesquisa, com outros projetos que tenham também esse contexto ambiental. Então, a gente faz esse convite e, ao longo desse ano, a gente espera envolver todos no planejamento e na execução das ações da Virada Ambiental.

 

A Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás, parabeniza a Coordenação de Extensão e Cultura pela parceria com o Virada Ambiental, salientando a importância de incentivar a conscientização ambiental e implementar práticas sustentáveis, que são medidas fundamentais para assegurar um futuro saudável e equilibrado para todas as formas de vida na Terra.

Virada Ambiental no FICA

Categorias: Notícias Noticias