Capa - filme curandeiras.

Filme "Curandeiras" tem participação de Professora da UFG Câmpus Goiás

Por Camila Jesus. En 28/06/24 14:31 . Actualizado en 08/07/24 14:12 .

Professora Luciana Helena, do curso de Arquitetura e Urbanismo, juntamente a Dona Maria Luiza da Silva e Dona Neuzi de Souza Jesus Jesus, ganham protagonismo no Filme "Curandeiras", projeto de curta-metragem, atualmente em fase de produção, que tornou-se viável graças à aprovação na Lei Paulo Gustavo (2023), por meio de um edital promovido pelo Governo de Goiás. A equipe conta com profissionais como Nay Araújo (produtora executiva), Sheila Correia (co-roteirista), Orlando Sá (diretor de som) e Paulo Henrique Macedo (diretor de fotografia).

O filme documental "Curandeiras" investiga o universo das Mulheres Aroeira de Buenolândia e da Cidade de Goiás. Este documentário retrata a rotina, as práticas de cuidado medicinal fitoterápico e a profunda conexão com a natureza das personagens. Sob a direção de Verônica Brandão e a codireção de Raquel Pacheco, o filme busca transportar o público ao cerne do cerrado brasileiro, onde a sabedoria ancestral e a medicina tradicional se entrelaçam em um tecido de histórias, remédios naturais, coletivos femininos e a luta pela preservação do cerrado. "Curandeiras" celebra a sabedoria feminina, a conexão com a terra e a importância de preservar as tradições ancestrais em um mundo em constante transformação.

Para a docente, essa obra só reafirma sua valia no interesse social quanto às comunidades rurais. Lembremo-nos de seu Projeto de Extensão Casa de Tradições e Paisagens do Cerrado na UFG Câmpus Goiás, que trabalhou diretamente com a comunidade da Barra, deixando como legado, além de memórias e marcos, o Museu de Ruralidades, assim como sua correlação com a Sede Associação dos Moradores e da Casa Mulheres Aroeira.

A Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás, parabeniza a Professora Luciana e seu protagonismo feminino, não só nesse curta-metragem mas também no ambiente acadêmico, sendo um modelo inspirador para estudantes, especialmente mulheres, onde diferentes vozes e experiências são valorizadas e integradas ao processo educativo e de pesquisa.

Para mais informações, entre em contato com:
curandeirasfilme@gmail.com ou pelo Instragram @curandeiras.filme

Acervo pessoal Luciana Helena