Roda de Conversa com estudantes indígenas

1º Encontro do Projeto de Extensão "Produção de Espaços de Diálogo sobre Saúde e Bem Viver e Povos Indígenas" no Câmpus Goiás

Por Camila Jesus. Em 01/07/24 15:56. Atualizada em 04/07/24 14:59.

No dia 27 de junho de 2024, foi realizado o primeiro encontro Roda de Conversa do Projeto de Extensão "Produção de Espaços de Diálogo sobre Saúde e Bem Viver e Povos Indígenas" promovido pela Faculdade de Enfermagem da UFG em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás, na UAECH do Câmpus Goiás. 

O projeto tem como objetivo aprofundar a compreensão de concepções, práticas e ambientes de saúde e bem-estar, de comunidades indígenas, comunidades acadêmicas e o diálogo entre elas, como uma das atividades vinculadas ao projeto, serão realizadas rodas de conversa com estudantes indígenas da UFG interessados no tema da saúde e do bem viver. Essas rodas de conversa terão como objetivo a construção de projetos de intervenção, para que os alunos possam realizar interlocuções com os profissionais dos serviços de saúde do Estado de Goiás em diálogo com as comunidades de origem dos estudantes, e em contraste com sua experiência na universidade produzindo conhecimentos de saúde e bem viver. 

A primeira roda de conversa no Câmpus Goiás contou com a presença da Secretaria de Inclusão, Diretoria de Ações Afirmativas, Coordenação de Assistência Estudantil, Direção do Câmpus, Representantes do Coletivo de Estudantes indígenas e quilombolas, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, estudantes indígenas da UEG e IFG, e membros do projeto.

O foco do diálogo foi a escuta de pessoas indígenas, estudantes e não estudantes, devido ao desconhecimento dos conceitos de saúde e bem viver para o estabelecimento de um diálogo e cuidado intercultural pelos profissionais de saúde que prestam atendimento às pessoas indígenas. Para que este cuidado se torne mais humanizado e eficiente, é preciso estar pautado no respeito às questões éticas e culturais, às concepções próprias de saúde e doença e aos conhecimentos tradicionais de cuidado dos povos indígenas.

Acervo Ascom Acervo AscomAcervo Ascom

Fonte: Camila Cardoso Caixeta e Janaina Tude

 

Categorias: Notícias Noticias