ybi

Ybipitanga finaliza etapa de elaboração do inventário de varredura do Conjunto tombado da cidade de Goiás.

Por Amanda Peregrine. Em 23/07/24 16:02. Atualizada em 23/07/24 16:12.

O inventário é um dos compromissos firmados no acordo de cooperação técnica de 2023, entre a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/GO) e a Prefeitura de Goiás.

Texto por Tálita Nogueira

aaabbb

É com imensa satisfação que a equipe do projeto de extensão Escritório de Arquitetura Vernácula e Popular - Ybipitanga, informa a conclusão de uma importante etapa do trabalho de conhecimento do Conjunto tombado da cidade de Goiás: o inventário de varredura.

Os trabalhos de campo, realizados desde 2023, englobaram levantamento fotográfico e das informações necessários para o preenchimento da ficha SICG M301 - um documento modelo para o cadastro de bens imóveis no sistema do IPHAN, que inclui sua identificação, fotografias da fachada, estado de conservação, tipologia arquitetônica e informações complementares.

Internamente, a sistematização do banco de dados fotográfico, de tabelas e fichas foi realizada pelos bolsistas de graduação, seguida pela revisão dos pesquisadores arquitetos urbanistas da equipe.
É importante ressaltar que cada ficha corresponde ao que foi entendido como "unidade edificada" uma vez que não houve acesso aos dados cadastrais ou ao interior dos imóveis. Interessa ao projeto compreender cada unidade no sentido de composição do todo tombado. Neste sentido, foram identificadas 1.644 unidades, cujas fichas individuais de inventário estão disponíveis em <https://drive.google.com/drive/folders/1Ibfy277N5yhd5wFDrtk4ZduZ28EFp1NF?usp=sharing>.

Trata-se de um notável volume de trabalho de documentação do estado atual do bem tombado, que servirá para o desenvolvimento de inúmeras pesquisas que venham contribuir para compreensão e preservação deste Conjunto.

O projeto de extensão é coordenado pela arquiteta e urbanista Tálita Nogueira e pelos professores Karine Oliveira e Álison Cleiton de Araújo. Participaram desta etapa do projeto os discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e do Serviço Social Anna Carolina Rodrigues da Silva (egressa), Isadora Souza Medeiros (egressa), João Pedro Silva Ribeiro, Sirlene dos Santos Lopes, Beatriz Martins Vieira, Jorge Machado dos Santos, Luisa Alencar Ferreira dos Santos, Lucas Eduardo C. Moreira, Julia Pinheiro Lopes Fortunato e os pesquisadores Juliano Ferreira de Souza e Maiári Cruz Iasi.

Para conhecer mais sobre o Ybipitanga, acesse o site: https://www.habitaracidade.com/ybipitanga

Categorias: Notícias Noticias ybipitanga