Capa - Gravação filme curandeiras na UAECH

A Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) transformou-se no set de gravação para o filme documental "Curandeiras"

By Camila Jesus. On 08/05/24 14:37 . Updated at 08/06/24 09:50 .

No dia 25 de julho de 2024, a UFG Câmpus Goiás, em sua Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH), localizada no Colégio Santanna, transformou-se no set de gravação para o filme documental "Curandeiras", que investiga o universo das Mulheres Aroeira de Buenolândia, da Cidade de Goiás.

Este documentário retrata a rotina, as práticas de cuidado medicinal fitoterápico e a profunda conexão com a natureza das personagens. Na oportunidade, a professora Luciana Helena do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG Câmpus Goiás, uma das 3 protagonistas do filme, apresentou a motivação sobre o projeto de extensão e cultura que traz as mulheres da Pastoral da Saúde, grupo de Maria Luiza em Buenolândia, e relatou sobre o trajeto de 5 anos naquela comunidade.

Aa filmagens desse dia contaram com a participação de alunos da UFG Câmpus Goiás do Curso de Arquitetura e Urbanismo, movimentando as imagens pelo interior do Colégio Santanna, os quais foram: Jorge Machado, Sirlene Lopes, Landel Silva, Isabella Lavigne, Camila Jesus, Luísa Alencar e Lucas Eduardo Camelo. A Professora, e protagonista do filme, Luciana Helena, expressa sua gratidão pelos participantes e pela UAECH pela liberação do espaço: "Meu agradecimento pessoal a cada um deles pelo apoio, ao Prof. Dr. Carlos Antônio Pereira Júnior e a equipe da Chefia da UAECH pela participação desta unidade neste filme, dando-lhe representatividade ao espaço acadêmico brasileiro e de Goiás pela participação da UFG . Ainda contamos na produção do filme com o ex Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo Diogo Sakai, contribuindo na elaboração da ambientação, cenários e figurinos dirigindo a arte do filme. Foi uma oportunidade única poder contribuir com o registro desta comunidade e seu protagonismo de quintais sertanejos, desejamos sucesso à toda equipe do filme e agradecemos pela troca entre cinema e arquitetura, representadas aqui pelas diretoras Verônica Guimarães Brandão da Silva e Raquel Pacheco".

A UFG Câmpus Goiás parabeniza a iniciativa da liberação do espaço da Universidade para a gravação de um documentário tão significativo para a comunidade acadêmica e para a cidade de Goiás.

 

Texto por Luciana Helena
Revisão por Camila Jesus

Gravação filme curandeiras na UAECH

Gravação filme curandeiras na UAECH 2

Categories: Notícias Noticias