Lançamento Livro Por trás das chamas

Lançamento do livro 'Por trás das chamas' na Cidade de Goiás

Por Camila Jesus. Em 29/08/24 15:40. Atualizada em 29/08/24 15:46.

Ouça a notícia aqui:

Em março de 2024, rememoramos os 60 anos do Golpe Militar no Brasil. Apesar do peso carregado nesta data, é fundamental que não a esqueçamos para não a repetirmos.

Uma pequena parte do processo longo, torturante e dificultoso enfrentado pelos que lutaram contra o processo repressor sofrido durante os vinte e um anos de ditadura no Brasil, é cuidadosamente relatado em 'Por trás das chamas'. Carlos Tibúrcio, Nilmário Miranda e Pedro Tierra (Hamilton Pereira), reuniram no livro nove histórias diferentes sobre a luta contra a ditadura militar focadas, principalmente, no período de retomada das organizações sindicais e de trabalhadores, que marcaram o início do esperado declínio ditatorial.

Os autores definem 'Por trás das chamas' como uma obra de “intervenção política pedagógica”, que recupera informações fundamentais a respeito dos horrores ocorridos na Usina de Cambahyba, no Rio de Janeiro, e enaltecem ao longo da escrita, os grandes heróis que lutaram pela retomada da liberdade brasileira durante essa trajetória.

A ilustração de uma temática tão sensível requer uma abordagem igualmente cuidadosa. Hamilton, poeta e autor do livro, afirma que é primordial manter a valorização da veracidade dos fatos históricos e repassar a mensagem para as gerações atuais e futuras, que têm muito o que aprender com a história do nosso país. Além de manter este compromisso, o autor considera sumária a necessidade de democratizar o acesso à informações tão consideráveis a respeito da história do Brasil, e foi considerando esta importância, que o livro aqui exposto foi construído: com linguagem acessível, informações assertivas e comedidas.

E é para o lançamento desta obra imensamente célebre e considerada que convidamos toda a comunidade acadêmica para apreciar.
Na próxima sexta-feira (30/08/2024), na Biblioteca Leodegária, no Mercado Municipal da Cidade de Goiás, a partir das 19hrs.

Categorias: Notícias Noticias