Capa - Dani Ciaffi.

Palestra internacional com a Professora Dra. Dani Ciaffi

Por Keslley Albano. En 06/09/24 14:49 . Actualizado en 06/09/24 14:49 .

Ontem dia 05/09, aconteceu a palestra Natural Protected Areas as Common Good: A sociological approach | “Áreas Naturais Protegidas como Bens Comuns: Uma Abordagem Sociológica”

Ouça a notícia:

Natural Protected Areas as Common Good: A sociological approach
“Áreas Naturais Protegidas como Bens Comuns: Uma Abordagem Sociológica”
Daniela Ciaffi Clique aqui


Daniela Ciaffi é arquiteta e planejadora comunitária, professora associada de Sociologia Espacial na Politécnica de Turim, na Itália. Ela é especialista em transformações espaciais orientadas por comunidades, realizando experiências de pesquisa-ação de planejamento urbano participativo desde o final dos anos noventa e estudando a sustentabilidade ambiental, social, econômica e institucional de casos internacionais no mundo ocidental. Nos últimos dez anos, concentrou-se na colaboração entre cidadãos ativos e administrações públicas locais através de ferramentas inovadoras na Europa e em Itália, tais como os regulamentos locais para cuidar e regenerar os bens comuns. Ela é vice-presidente do LABSUS, Laboratório de Subsidiariedade.

Resumo
Um processo de planejamento pode ser participativo ou de cima para baixo. Durante mais de meio século, tem havido debate sobre o que significa participação. Mais recentemente, também foram levantadas questões sobre como os sujeitos não humanos podem, por sua vez, ter voz. Além disso, o paradigma clássico da propriedade é cada vez mais questionado em favor da centralidade do conceito de utilização partilhada de recursos comuns. A contribuição chamará a atenção para a importância do trabalho interdisciplinar entre planejadores, arquitetos, sociólogos, especialistas nos diversos ramos do direito e outras profissões. Durante a lição discutiremos juntos o papel dos especialistas como braço direito da política e braço esquerdo das comunidades em ação. Em Itália, os dispositivos de direito administrativo têm sido utilizados há cerca de dez anos para colocar a iniciativa autônoma das pessoas de volta ao centro, incluindo indivíduos e coletivos em situação de vulnerabilidade, numa relação de colaboração em pé de igualdade com os gestores públicos técnicos e políticos locais. Mudar rotinas parece ser o maior desafio. Mas qual é a relação entre os laboratórios subsidiários a nível local e os níveis supralocais de governo? E como sair do paradigma antropocêntrico?

No dia 5 de setembro, tivemos a honra de assistir à palestra e participar de uma sessão de perguntas com a Professora Doutora Dani Ciaffi. A palestrante abordou diversos aspectos relevantes acerca da importância da participação cidadã no debate sobre a gestão compartilhada de recursos comuns. O evento proporcionou uma oportunidade valiosa de aprendizado. A Universidade Federal de Goiás – Câmpus Goiás expressa sua mais sincera gratidão pela ilustre visita da Professora Doutora Dani Ciaffi que veio diretamente da Itália para nos apresentar o seu trabalho.

Para ter acesso as fotos e vídeos feitos no evento, acesse o link abaixo.

Fotos e vídeos: Clique aqui

Categorías: Noticia Notícias Noticias