escolanews

Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG-Câmpus Goiás ganha R$500.000,00

Por Keslley Albano. En 03/10/24 09:16 . Actualizado en 03/10/24 09:16 .

Para isso, a LEdoC deverá estabelecer parcerias com as secretarias municipais de educação para formação dos polos. Para a execução do curso “Letramento e Alfabetização nas Escolas do Campo, das Águas e das Florestas” e será desenvolvido no período de outubro de 2024 a dezembro de 2025.

Ouça a notícia:

Texto elaborado pelas professoras Alessandra Gomes de Castro e Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso que estão na coordenação desses projetos.

O curso de formação continuada Escola da Terra faz parte do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO) do governo federal, executado pelo Ministério da Educação via Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC e em parceria com Instituições de Ensino Superior, a Secretaria de Estado da Educação e as prefeituras dos municípios.

No ano de 2023, a Universidade Federal de Goiás por meio da Licenciatura em Educação do Campo, teve um projeto de formação aprovado no Programa Escola da Terra. Nesse projeto, foram ofertadas 120 vagas para professores que atuam na educação básica das escolas do campo. O curso da UFG foi realizado em parceria com a SEDUC – Goiás, prefeituras de Goiás e Itapaci.

A partir dessa experiência exitosa, tivemos no ano de 2024 a aprovação para a oferta de uma segunda turma do curso Escola da Terra – que será realizado no município de Luziânia. Além disso, a LEdoC foi convidada para executar uma formação do Projeto “Escola da Terra – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” voltada para 300 professores que atuam do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental e/ou em turmas multisseriadas das secretarias municipais de educação do Estado de Goiás.

Na UFG, o curso foi intitulado como “Letramento e Alfabetização nas Escolas do Campo, das Águas e das Florestas” e será desenvolvido no período de outubro de 2024 a dezembro de 2025. Para isso, a LEdoC deverá estabelecer parcerias com as secretarias municipais de educação para formação dos polos. Para a execução do projeto, a SECADI/MEC disponibilizou um recurso no valor de R$ 500.000,00.

Vale destacar que, as diversas experiências de formação de professores desenvolvidas pela Licenciatura em Educação do Campo tem contribuído para o fortalecimento da educação do campo, das escolas do campo e da agricultura familiar no Estado de Goiás. Além de firmar o compromisso histórico da UFG com o campesinato como parte da sua função social.

Categorías: Noticias Noticia NOTÍCIA Notícias