chamaschamascid

Cidade de Goiás em chamas! Até quando?

Por Keslley Albano. Em 03/10/24 14:34. Atualizada em 03/10/24 14:34.

Cidade de Goiás: Um patrimônio da humanidade ameaçado pelas chamas! Até quando nossos rios, flora, fauna e a sociedade aguentam?

Ouça a notícia:

O Câmpus Goiás da Universidade Federal de Goiás vem a público denunciar e cobrar das autoridades do Município e do Estado ações efetivas e contundentes na prevenção e combate ao fogo, devido a ocorrência de grandes incêndios. Reconhecemos o trabalho até então já realizado, mas neste momento é imprescindível que os governantes implementem ações emergenciais e também contínuas para prevenir, fiscalizar, combater e autuar os responsáveis. Consideramos como urgentes as seguintes ações:

• O aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar e brigadas de combate aos incêndios. Essas brigadas devem ser criadas e/ou retomadas para a participação da população, para uma maior rapidez e resposta aos eventos, tão logo eles surjam;
  • É indispensável que os agentes como Corpo de Bombeiros, a prefeitura e o governo estadual informem a população acerca de como estes incêndios iniciam e sobre a capacidade ou incapacidade de combate. Atualmente predomina a desinformação e falta de informações técnicas que confundem e prejudicam no envolvimento da população;
  • É urgente também investigar, apontar os autores, encaminhar as denúncias e a criminalização destas ações, que vêm gerando a calamidade ambiental e de saúde em nosso município;
  • Prevenir a continuidade destes incêndios deve ser a principal ação dos agentes públicos, aliada à mobilização da população, como parte da implantação de um plano de combate aos incêndios! Um plano que articule atores e que seja capaz de , prever ações constantes de educação ambiental, destacando a importância da conservação e preservação da natureza, o uso consciente, conservacionista e sustentável do solo, da água e da vegetação; dando ênfase à severidade dos riscos que os incêndios causam à saúde e ao atendimento das necessidades básicas e da qualidade de vida da população, e ainda prejudica as atividades laborativas, o comércio e o turismo. Estas informações devem estar na pauta dos governantes mobilizando a população, em diferentes canais de comunicação.

É de conhecimento que estes incêndios são em grande maioria criminosos e não ocorrem naturalmente. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o PrevFogo e o Ibama apontam a possibilidade de ações combinadas e deliberadas de incêndios criminosos por todo o país, agravadas muito fortemente pelo período de seca, potencializado pelas mudanças climáticas oriundas dos impactos das ações humanas.

Estas queimadas pioram a crise hídrica e já vivenciamos a falta de água, especialmente nos bairros mais periféricos. A população mais pobre e vulnerável é a mais prejudicada, inclusive pelos os problemas de saúde gerados pela péssima qualidade do ar, pelo aumento do calor e pelo fogo próximo às moradias.

Alertamos também para a gravidade do extermínio de animais e da flora, com inúmeros animais em sofrimento, animais carbonizados e sem seu habitat.

Reiteramos o compromisso da UFG na vigilância e acompanhamento destes eventos, bem como também das responsabilidades. A Universidade Federal de Goiás é uma instituição a serviço da sociedade, que possui sua missão, visão e princípios baseados na sustentabilidade, na preservação do Cerrado e na defesa dos direitos sociais e do meio ambiente, expressos na atuação de docentes, técnicos administrativos e discentes.

Direção do Câmpus Goiás e Coordenação de Extensão e Cultura

Para baixar a nota: Clique aqui

Categorias: Noticias Notícias Noticia