Servidora do câmpus Goiás ministra oficinas de Escrita Criativa na Mostra Leodegária Brazília de Jesus
Após as oficinas será lançado livro de poemas de mulheres da Cidade de Goiás
Texto por Geandra Avelar
De 08 de agosto a 30 de dezembro acontece na Cidade de Goiás a II Mostra Goiás Nosso Patrimônio tem cor: 135 anos de Leodegária Brazília de Jesus. A Mostra é uma realização da Prefeitura de Goiás, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico-Racial e da Mandata da vereadora Elenízia da Mata. Nessa segunda edição a mostra traz como tema a vida e obra da primeira mulher e negra a ter um livro publicado no Estado de Goiás. Leodegária foi poeta, professora e redatora de jornal.
A Mostra conta com uma exposição, que acontece no Museu das Bandeiras até o dia 30 de dezembro, contendo imagens, documentos e vídeos acerca da vida e legado de Leodegária. Durante a mostra aconteceram ainda oficinas de bonecas, de escrita criativa e de bordados. Todas as oficinas foram voltadas para a participação exclusiva de mulheres de diferentes idades.
As oficinas de Escrita Criativa foram ministradas pela servidora do câmpus Goiás da UFG, Geandra Avelar durante os meses de setembro e outubro. Dividida em três etapas e pensada para três públicos específicos, as oficinas foram oferecidas primeiramente para mulheres adultas, em seguida para as alunas do ensino médio do Instituto Federal de Goiás e finalizando, para as alunas da rede municipal de educação, na Escola Municipal Terezinha de Jesus Rocha, localizada no distrito de Buenolândia.
Após a realização das oficinas, as mulheres e meninas participantes foram convidadas a escreverem poemas para serem publicados em um livro que encerra a programação da mostra deste ano. A proposta da obra é a de unir vozes poéticas de mulheres de diferentes faixas etárias em uma coletânea de poemas que narrem diversos aspectos do universo feminino, assim como fez Leodegária Brazília de Jesus. A previsão é que o livro seja lançado ainda no ano de 2024.