terrassnt.jpg

Projeto Cultural “Terras da Santa” tem início em Goiânia com exposição, lançamento de livro e roda de conversa

Por Keslley Albano. Em 19/03/25 10:29. Atualizada em 19/03/25 10:46.

Confira a programação!

Goiânia recebe, a partir do dia 28 de março, a primeira edição do Projeto Cultural “Terras da Santa”, na Superintendência do IPHAN. A programação inclui o lançamento do livro "Terras da Santa", a exposição "Casa Sertaneja Goiana", e a roda de conversa "Entra pra dentro", reunindo pesquisadores e especialistas para um debate sobre o habitar sertanejo e a ancestralidade do Arraial da Barra (Buenolândia), na Cidade de Goiás.

A Profa. Dra. Luciana Helena Alves da Silva do curso de Arquitetura e Urbanismo UFG Câmpus Goiás foi contemplada com o edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, no edital Nº 01/2024 EVENTOS, PUBLICAÇÕES, PRODUÇÕES. O edital visa apoiar projetos que promovam a arquitetura, o urbanismo e o patrimônio histórico.

A abertura oficial ocorre no dia 28 de março, a partir das 9h, com a degustação do tradicional "Café Mão de Pilão", acompanhada de quitutes típicos da culinária goiana. Em seguida, acontece o lançamento do livro "Terras da Santa", organizado pela Profa. Dra. Luciana Helena Alves da Silva, com colaboração dos pesquisadores Nayara Cristina Gonçalves Silva, Eliézer Carvalho França, Gabriel Aires Peixoto de Lima, José William Pinto de Azevêdo, Larissa Miranda Martins e Luciana Helena Alves da Silva. A obra retrata, por meio de expressões artísticas, a ancestralidade e os modos de vida do Arraial da Barra, destacando a história e a cultura da região. 

Logo após, às 10h, acontece a roda de conversa "Entra pra dentro", que propõe uma reflexão sobre a simplificação do habitar e a arquitetura vernacular dos arraiais mineradores do período colonial. O debate conta com a participação de renomados especialistas e pesquisadores, como o Superintendente do IPHAN Gilvane Felipe, Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro, Profa. Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza, Profª Dra. Luciana Helena Alves da Silva, Maria Luiza da Silva Oliveira (pedagoga e mulher aroeira), Profª Dra. Karla Emmanuela Ribeiro Hora, a arquiteta Renata Lima Barros (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás CAU/GO) e o presidente da EFAGO, Douneto Ribeiro.

A exposição "Casa Sertaneja Goiana", que segue até o dia 28 de abril, apresenta um recorte sobre a vivência e o patrimônio rural goiano por meio de diversas linguagens artísticas, como fotografia, poesia têxtil, cartografia e pintura. A curadoria de Thais de Freitas e o apoio da exposição são assinados por Luciana Helena Alves da Silva, e Prof. Dr. Diogo Isao Santos Sakai e docentes da UFG Câmpus Goiás e da Faculdade Estácio, ambos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O Projeto Cultural “Terras da Santa” busca valorizar e preservar as memórias e tradições do sertão goiano, promovendo a cultura local por meio de experiências sensoriais e debates acadêmicos. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Serviço: Evento: Projeto Cultural “Terras da Santa” - 1ª edição

Local: Superintendência do IPHAN, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Sul - Goiânia/GO

Data: De 28 de março a 28 de abril

Horário: Abertura às 9h Entrada gratuita

terrassnt.jpg

Categorias: Noticias Notícias