
Seminário na UFG Câmpus Goiás discute violações e desigualdades sob a perspectiva dos direitos humanos das mulheres
Em 27/03/25 11:51.
Atualizada em 27/03/25 11:55.
II Seminário - Violações e Desigualdades na Perspectiva dos Direitos Humanos das Mulheres foi promovido pelo Observatório Regional de Políticas de Enfrentamento às Violências de Gênero e pelo PET Vila Boa
Na última terça-feira, 26 de março de 2025, o Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, foi palco do II Seminário - Violações e Desigualdades na Perspectiva dos Direitos Humanos das Mulheres. O evento também marcou a Palestra Magna do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) Câmpus Goiás e foi promovido pelo Observatório Regional de Políticas de Enfrentamento às Violências de Gênero e pelo PET Vila Boa, com apoio da Funape, AdufG e da UFG Câmpus Goiás.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores , César Caiado, das vereadoras Profª Iolanda Aquino Leite e Dra Talita Curado ; do promotor de Justiça Paulo Henrique Otoni, além de representantes do executivo municipal e docentes do Câmpus Goiás .
O ponto alto do evento foi a participação de três ex-alunas da UFG que atualmente ocupam importantes cargos no Poder público: a delegada de polícia do Distrito Federal Luana Vaz Davico, a juíza de Direito da Comarca de Goiás Bárbara Fernandes e a promotora de Justiça de Goiânia Rúbian Corrêa Coutinho.
Durante suas falas, as convidadas abordaram questões cruciais sobre a violência doméstica, destacando os desafios enfrentados por mulheres que sofrem abusos dentro do lar e as dificuldades que encontram para romper com relacionamentos abusivos. Também trouxeram reflexões sobre a forma como a sociedade trata as mulheres, os mecanismos de aplicação da Lei Maria da Penha e esclareceram mitos comuns sobre essa legislação.
O seminário proporcionou um espaço de discussão essencial sobre os desafios e avanços na luta contra a violência de gênero, promovendo conscientização e ampliando o debate sobre os direitos humanos das mulheres. A presença de profissionais do poder público que trilharam seu caminho na UFG demonstrou a relevância da universidade na formação de agentes de transformação social, reforçando o compromisso da instituição com a equidade e a justiça.
Acesse todas as fotos do evento: Clique aqui




