
Projeto da EFAGO com participação da UFG é selecionado em edital de Patrocínio Cultural do CAU/GO 2025
Iniciativa "Arraial da Barra é Patrimônio", com colaboração da professora Luciana Helena Alves da Silva, avança para a próxima fase do edital.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) divulgou, nesta sexta-feira (25/04), as três propostas selecionadas para a próxima fase do edital de Patrocínio Cultural 2025. Entre os projetos contemplados está Arraial da Barra é Patrimônio, da Associação de Pais e Alunos da Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO), que conta com a participação da professora Luciana Helena Alves da Silva, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG - Câmpus Goiás.
A proposta contempla duas ações principais: a formação dos "guardiões do patrimônio" — iniciativa que prevê a criação de um museu comunitário em parceria com a comunidade escolar da EFAGO e moradores dos assentamentos, distritos e povoados do Complexo dos Arraiais Mineradores — e a realização de uma residência em arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural. Além disso, está prevista a publicação do livro Arraial da Barra é Patrimônio: Inventário Cultural da Casa Sertaneja Goiana, reforçando a importância do registro e da valorização da memória local.
Com a seleção, os proponentes devem agora apresentar o Plano de Trabalho e a documentação de habilitação para a continuidade no processo. O projeto representa um importante passo para a promoção da preservação cultural em Goiás, aproximando ações educativas e práticas de salvaguarda do patrimônio histórico às comunidades tradicionais do estado.
A Universidade Federal de Goiás parabeniza todos os envolvidos e reafirma seu compromisso com a promoção da cultura, da memória e do desenvolvimento regional.