Eu penso

Evento “Eu Penso 2025” promove diálogo filosófico com foco em decolonialidade, ensino crítico e experiências sensoriais

Por Lidiane Cortez. Em 13/05/25 15:11. Atualizada em 13/05/25 15:19.

Com programação intensa de 13 a 16 de maio, o evento reúne minicursos, palestras, performances e comunicações acadêmicas que conectam filosofia, arte e educação em uma perspectiva inclusiva e crítica no Câmpus Goiás da UFG

De 13 a 16 de maio de 2025, o Câmpus Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia o evento "Eu Penso 2025", uma jornada filosófica repleta de provocações críticas, experiências sensoriais e partilhas de pesquisa. Com atividades que vão de exibições de filmes a debates sobre epistemologias marginalizadas, o encontro mobiliza estudantes, docentes e a comunidade em geral para repensar o papel da filosofia nos contextos contemporâneos de ensino e decolonialidade.

A abertura acontece no dia 13, com credenciamento e lançamento da exposição “Visão Própria”, seguido do Cine Cajazeira, com exibição do filme "Amarás a Deus sobre todas as coisas", de Kieslowski. A noite contará com a apresentação da Orquestra de Berimbaus UCAPRA e o lançamento do livro Estética da Libertação Africano-Brasileira, do Prof. Dr. Eduardo David de Oliveira, que também ministra a palestra de abertura.

A programação inclui o minicurso “Sou tudo aquilo que não é o caso”, da Profa. Dra. Georgia Amitrano, e performances filosóficas como “Yoga Filosófica” e o “Percurso Sensorial”, conduzidas por Isabel Del Matto. Destaque também para a mesa sobre o ensino de filosofia e o PIBID, além das comunicações acadêmicas, que tratam desde o pensamento africano até a crítica à racionalidade neoliberal no ensino.

As atividades encerram-se com a palestra “E se as deusas falassem?”, conduzida pela Profa. Dra. Georgia Amitrano, que propõe um olhar feminista e simbólico sobre a filosofia e a representação das divindades.

O “Eu Penso 2025” é uma realização do curso de Filosofia da UFG – Câmpus Goiás e da Comissão Científica, composta pelas professoras e professores Priscilla da Veiga Borges, Silvio Carlos Marinho Ribeiro e Stefano Domingues Stival. O evento reafirma o compromisso da universidade com uma formação crítica, plural e sensível às urgências do nosso tempo.

Para conferir a programação geral: Clique aqui

Para saber mais sobre os seminários : Clique aqui

Para acessar o formulário de inscrição: Clique aqui

Categorias: Notícias Noticias