
Pesquisa da UFG propõe uso de PET e fibra de coco na construção civil e conquista publicação internacional
Artigo desenvolvido no Câmpus Goiás analisa práticas sustentáveis no Brasil e no exterior e é aceito por revista espanhola de qualis A4, destacando a inovação e o impacto global da produção científica local
Texto por: Haroldo Flauzino
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Goiás, comemora o aceite para publicação internacional do artigo intitulado "Resíduos de Polietileno de Tereftalato e Fibra de Coco na Construção Civil: uma análise comparativa entre o cenário brasileiro e internacional", na revista espanhola "Cuadernos de Educación y Desarrollo", classificada como Qualis A4.
O trabalho é resultado de uma parceria entre o professor Haroldo Dias Flauzino Neto e os estudantes Jorge Machado dos Santos e João Pedro Silva Ribeiro, todos do curso de Arquitetura e Urbanismo. O artigo foi desenvolvido no âmbito de um projeto de Iniciação Tecnológica que tem como base a tese de doutorado do professor Haroldo, com o objetivo de propor um material inédito na área da construção civil a partir da incorporação de resíduos como PET e fibra de coco em matrizes cimentícias.
A pesquisa se destaca pela abordagem comparativa entre práticas brasileiras e internacionais no uso de resíduos na construção civil, buscando soluções sustentáveis e inovadoras para o setor. O aceite do artigo por uma revista internacional reforça a relevância científica e o alcance global do estudo.
O trabalho conta ainda com a colaboração do Laboratório de Materiais de Construção da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG), que atuará na produção e caracterização das matrizes cimentícias propostas. Essa parceria fortalece o vínculo entre diferentes unidades da universidade e valoriza a pesquisa aplicada desenvolvida no interior do estado.
A publicação internacional em periódico qualificado demonstra o reconhecimento do potencial acadêmico e científico do Câmpus Goiás, consolidando a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão no processo formativo dos estudantes da UFG.