iday

UFG CÂMPUS GOIÁS REALIZA SEU PRIMEIRO INTERNACIONAL DAY E CELEBRA A DIVERSIDADE CULTURAL E ACADÊMICA

By Bruno Roque. On 05/28/25 15:47 . Updated at 05/28/25 15:47 .

Evento promoveu intercâmbio de experiências entre estudantes, professores e instituições, reforçando a internacionalização e a interculturalidade no ambiente universitário.

No dia 20 de maio de 2025, a Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás realizou o seu primeiro “Internacional Day”. O evento foi organizado pela Coordenação de Assuntos Internacionais da UFG Câmpus Goiás (CAI). E reuniu a comunidade acadêmica – com destaque para os estudantes que estão realizando mobilidade internacional em Goiás e em Goiânia, os diversos responsáveis pela política de internacionalização na UFG: Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, Centro de Línguas (CL), Idioma Sem Fronteiras (IsF), Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira (CASLE) e a comunidade vilaboense. A temática do Internacional Day foi: “A Internacionalização e Interculturalidade na Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás”.  

 

O evento teve como intento apresentar as peculiaridades das culturas e países de origem dos estudantes em mobilidade internacional, bem como, apresentar as experiências internacionais e interculturais desenvolvidas no âmbito da UFG. 

A programação contou com a apresentação cultural da estudante Gláucia Fernandes. Um desfile de trajes típicos dos países dos estudantes: Bruce Perrez; Paula Maria; Dede Amandine; Diva de Sá. O desfile contou com a locução do estudante Osvaldo Pereira. Após as apresentações culturais foi realizada uma mesa redonda mediada pela coordenadora de Assuntos Internacionais do Câmpus Goiás – professora Alessandra Castro. 

 

A Secretária de Relações Internacionais professora Rejane ministrou a palestra: “Internacionalização para qualificação profissional é para você e pode ser iniciada hoje na UFG”. A professora Cleidimar Silva apresentou as ações desenvolvidas pelo CASLE. A professora Patrícia destacou os cursos do Centro de Línguas. A professora Valdirene Gomes ressaltou o funcionamento do Idioma Sem Fronteiras. E a professora Denise Barros apresentou a história e as atividades do Instituto Confúcio. 

 

No período da tarde aconteceram a Oficina de Turbante, ofertada pela estudante Amandine. E a Oficina de Ba Duan Jin ministrada pelo estudante Baobao Ma.

A coordenadora da CAI professora Alessandra Castro considera que a realização desse evento é um marco para o Câmpus Goiás. E contribuiu para potencializar o seu papel enquanto um espaço de diálogo e trocas entre culturas, saberes e experiências diversas.

 

 

dsas999 dsdsadwa

900000 9000005465490000054654 900000654 9000004

Source: Alessandra Gomes de Castro

Categories: Notícias Noticias Notica