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Júris Simulados Marcam Encerramento da Disciplina de Processo Penal III na UFG – Campus Goiás

Por Bruno Roque. Em 07/07/25 11:13. Atualizada em 07/07/25 11:39.

Atividade pedagógica proporciona vivência prática, formação crítica e integração entre teoria e realidade jurídica

Nas últimas semanas, o curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Goiás – foi palco de intensas atividades acadêmicas com a realização de júris simulados na disciplina de Processo Penal III, ministrada pelo Prof. Ms. Allan Hahnemann Ferreira. Como encerramento das atividades da disciplina, foram promovidas três sessões simuladas do Tribunal do Júri, nos dias 18 e 25 de junho e 2 de julho de 2025.

Dividida em grupos que assumiram os papéis de juízes, acusação (Ministério Público), defesa e jurados, toda a turma participou ativamente da simulação de casos reais, que já haviam sido objeto de estudo em torneios de júris simulados. A proposta pedagógica foi um verdadeiro sucesso, integrando a teoria processual penal com a prática jurídica de forma crítica, criativa e profundamente engajada.

Mais do que uma simples encenação, os júris simulados ofereceram aos estudantes uma vivência essencial para a formação jurídica. Durante as sessões, os discentes puderam experimentar a complexidade do sistema acusatório brasileiro, exercitando competências como argumentação, retórica, lógica jurídica, escuta ativa e atuação ética.

Além de contribuir para o domínio técnico do processo penal, a atividade possibilitou uma reflexão crítica sobre os fundamentos do Direito Penal e sua função na sociedade contemporânea. Temas como contraditório, ampla defesa, presunção de inocência, seletividade penal, influência da mídia, e o papel do Tribunal do Júri como instrumento democrático foram abordados de forma integrada à prática.

Outro destaque foi o aprimoramento da oratória dos estudantes, com atenção à postura, tom de voz, clareza na exposição de ideias e capacidade de convencimento — habilidades fundamentais para o exercício profissional da advocacia e demais carreiras jurídicas.

Para o professor responsável, a experiência reafirma o papel do ensino jurídico comprometido com uma formação técnica sólida, mas também crítica e socialmente consciente:

“Promover tais experiências no ambiente universitário reafirma o papel da academia como espaço de construção do saber jurídico pautado não apenas pela norma, mas pela realidade social, histórica e política que a circunscreve”, afirma o Prof. Allan Hahnemann Ferreira.

Com iniciativas como essa, a UFG – Campus Goiás segue fortalecendo uma cultura jurídica garantista, democrática e sensível às transformações da sociedade.

 

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Fonte: Prof. Ms. Allan Hahnemann Ferreira

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