semana

Seminário debate mudanças climáticas e preservação do patrimônio cultural em Goiânia

Por Bruno Roque. Em 26/08/25 11:33. Atualizada em 26/08/25 11:34.

"Semana do Patrimônio 2025

 

 

semana

No dia 19 de agosto, terça-feira, o Auditório do Edifício-sede do Ministério Público de Goiás (MPGO), em Goiânia, recebeu o seminário “Mudanças Climáticas: Como Preservar Nosso Patrimônio Cultural?”, parte da programação da Semana do Patrimônio. O evento reuniu especialistas de diversas áreas para discutir os impactos das mudanças climáticas sobre bens culturais e estratégias de preservação sustentável.

 

A abertura contou com a participação da promotora de Justiça Daniela Haun de Araújo Serafim (CAOMAC/MPGO), da arquiteta e urbanista Beatriz Otto Santana (IPHAN/SUPGO) e do arquiteto e urbanista David Alves Finotti Camardelli de Azerêdo (CAU/GO), que apresentaram o Programa Compromisso Hídrico e o Projeto Legado Sustentável, iniciativas voltadas à preservação ambiental e cultural.

Em seguida, o painel “Perspectivas e Experiências Técnicas” trouxe contribuições da coordenadora geral do Sistema Nacional do Patrimônio, Laís Helena Custódio Rodrigues de Queiroz (IPHAN), e da presidente do CAU/RS, Andréa Larruscahim Hamilton Ilha, destacando ações de fomento, educação patrimonial e soluções inovadoras para mitigar riscos climáticos sobre o patrimônio histórico.

O seminário foi concluído com a mesa “Perspectivas Ministerial e Acadêmica”, que contou com o promotor de Justiça Jales Guedes Coelho Mendonça (MPGO/IHGG) e a professora Luciana Helena Aves da Silva (UFG – Câmpus Goiás), abordando a importância do diálogo entre órgãos públicos, sociedade e academia na construção de políticas efetivas de preservação.

A iniciativa reforça a urgência de integrar sustentabilidade e proteção do patrimônio cultural, frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, e promove o intercâmbio de experiências entre diferentes instituições comprometidas com a memória e a identidade do país.

Categorias: Notícias Noticias