café

Café da manhã com homenagens celebra preservação do patrimônio cultural em Goiás

Por Bruno Roque. Em 26/08/25 12:14. Atualizada em 26/08/25 12:22.

Semana do Patrimônio 2025

café

 

Café da manhã com homenagens celebra preservação do patrimônio cultural em Goiás

Na sexta-feira, 22 de agosto, a Casa do Patrimônio – Escritório Técnico do IPHAN, localizada na Praça Zacheu Alves de Castro, nº 01, Centro da cidade de Goiás, recebeu o evento “Café da Manhã com Homenagens”, integrante da programação da Semana do Patrimônio 2025. A iniciativa reuniu profissionais e pesquisadores que se destacam na proteção e valorização do patrimônio cultural goiano.

Entre os homenageados, a professora Luciana Helena Aves da Silva (UFG – Câmpus Goiás) expressou sua gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho. Em suas palavras, destacou a importância da participação coletiva na preservação do patrimônio:

"É com imensa alegria e gratidão que expresso meu sincero agradecimento pela homenagem recebida durante a II Semana do Patrimônio em Goiás. Fiquei profundamente comovida e honrada por ser reconhecida por minhas ações na salvaguarda do patrimônio cultural goiano, um trabalho que realizo com grande dedicação e paixão. [...] O projeto cultural Terras da Santa está classificado para a Etapa Estadual do PRÊMIO RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE, pelo Ministério da Cultura/IPHAN, vamos torcer juntos pela classificação para a etapa nacional! [...] Divido esta homenagem com meu filho Francisco, com a comunidade da Barra e com as muitas Aroeiras ancestrais que nos habitam. Mais uma vez, muito obrigada a todos pelo reconhecimento."

Além da professora Luciana Helena Aves da Silva, o evento prestou homenagem a outros quatro profissionais que também têm se destacado na preservação e promoção do patrimônio cultural da região, são eles o prefeito Aderson Gouvea; o artista plástico Elder Rocha Lima (in memoriam), representado por sua esposa Graça Fleury; o ativista cultural Elder Passos; e a secretária municipal de Igualdade e Equidade Étnico-Racial, Elenizia da Mata, representada pela assessora Amanda. Todos foram recebidos com muito respeito e acolhimento por Renata Galvão, chefe do ETEC/IPHAN Goiás, que destacou as ações de salvaguarda do patrimônio cultural de Goiás.

Estiveram presentes o major Brasil Vicente Ferreira, autor de livros; o vereador Rander; Renata Galvão, chefe do ETEC/IPHAN; Célia Medanha, primeira-dama; Aderson Gouvea, prefeito municipal; o vereador Aguinel; a professora Luciana Helena, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG; Maria Luiza Silva Oliveira, coordenadora da Pastoral da Saúde; e o professor Vitor, chefe da UAECSA/UFG.

O café da manhã e as homenagens reforçam a importância de reconhecer e valorizar os esforços de pesquisadores, professores e profissionais que trabalham pela conservação do patrimônio cultural, incentivando a continuidade de projetos e ações que mantêm viva a história e a identidade da cidade de Goiás.

Categorias: Notícias Noticias