
Projeto "Conversa Fiada e Fruta do Pé" promove integração com fruta colhida na hora e boas trocas no Campus Goiás da UFG
Nessa quinta-feira, dia 28 de agosto, aconteceu o 10º encontro do projeto “Conversa Fiada e Fruta do Pé”, no Campus Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG). A roda de conversa foi realizada embaixo do tradicional pé de manga, no Areião da universidade, reunindo estudantes, professores e membros da comunidade em geral.
O evento está sendo realizado em parceria com a disciplina Oficina de Expressão e Representação II, ministrada pela professora Ariane Magda Borges, e tem como proposta estimular o diálogo, a criatividade e a convivência entre diferentes cursos e pessoas que compõem o espaço universitário e seu entorno.
A dinâmica do encontro é simples e simbólica: os participantes são convidados a trazer frutas colhidas diretamente do pé para compartilhar durante a roda de conversa. A ideia é fomentar não só o consumo de alimentos naturais, mas também "fazer gambirra" — termo carinhosamente utilizado no projeto para se referir a trocas espontâneas de ideias, experiências, objetos e afetos.
Ao longo de suas edições, o Conversa Fiada e Fruta do Pé tem se firmado como um espaço alternativo de convivência e expressão, fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade goiana, promovendo uma cultura de escuta, coletividade e simplicidade.