Setembroazul2025

UFG Câmpus Cidade de Goiás promove palestra sobre protagonismo e cultura surda no Setembro Azul

Por Lidiane Cortez. Em 24/09/25 09:24. Atualizada em 24/09/25 09:24.

O Núcleo de Acessibilidade do Câmpus Cidade de Goiás da UFG (Universidade Federal de Goiás) realizará ações voltadas para a comunidade surda, por meio do evento “Setembro Azul”. A iniciativa visa dar visibilidade à comunidade surda brasileira, além de promover a valorização da língua, identidade e cultura surda. O evento tem como referência o dia 26, data em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo.

 

Dentre as atividades, destaca-se a palestra “Setembro Surdo: Protagonismo, Representatividade, Visibilidade e Equidade da Comunidade Surda”, que acontecerá no dia 25 de setembro de 2025, às 19h, no Auditório da UEG. O encontro será ministrado pelo professor de Libras do Instituto Federal de Brasília (IFB), Falk Soares Ramos Moreira, e contará com tradução simultânea em Libras e Português.

A palestra trará reflexões sobre as conquistas históricas da comunidade surda, a luta por direitos linguísticos e a consolidação da Libras como língua oficial, além de abordar os desafios que ainda persistem. O destaque será o protagonismo das pessoas surdas, a representatividade que fortalece identidades, a visibilidade que amplia espaços de participação e a equidade como princípio essencial para a inclusão plena.

O palestrante, Prof. Falk Soares Ramos Moreira, possui ampla experiência na área: é doutor em Linguística pela UnB, mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, graduado em Pedagogia (UniCEUB) e Letras/Libras (UFSC). Atuou como Diretor de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC (2023-2024) e atualmente é professor de Libras do IFB.

As inscrições antecipadas podem ser feitas no site do evento e também estarão abertas no local. Haverá emissão de certificados para participantes.

Categorias: Notícias Noticias