UEGeUFG

UFG e UEG fortalecem laços em banca de mestrado sobre saberes do Cerrado

Por Lidiane Cortez. En 26/09/25 15:44 . Actualizado en 26/09/25 16:00 .

UEGeUFG

 

Um importante momento de diálogo e colaboração acadêmica marcou a manhã desta sexta-feira, dia 26 de setembro, unindo a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). A professora-pesquisadora Dra. Jáder de Castro Andrade Rodrigues, do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza (LEdoC) da UFG, Câmpus Goiás, participou como coorientadora da banca de exame de qualificação de mestrado do pesquisador João Pedro Hungria de Jesus, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da UEG, no Campus Central de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), em Anápolis.
​O trabalho de João Pedro, intitulado "Memória Biocultural e Educação Ambiental no Cerrado: Bionarrativas em comunidades ribeirinhas do Araguaia e na Trilha do Tatu", propõe uma investigação profunda e sensível sobre os saberes e fazeres socioambientais do Cerrado. A pesquisa utiliza a inovadora metodologia das Bionarrativas Sociais (BIONAS) para dar centralidade e visibilidade à memória biocultural de povos e comunidades tradicionais do Rio Araguaia e de monitores da Trilha do Tatu, um espaço de ensino da UEG, articulando conhecimento tradicional e Ensino de Ciências de forma crítica e socialmente engajada.

​A banca de exame de qualificação representou um rico encontro de saberes, composta por um corpo docente interinstitucional de alto nível. Além da coorientadora e professora da LEdoC/UFG, Dra. Jáder de Castro, e da orientadora Dra. Juliana Simião Ferreira (PPEC/UEG), participaram a Dra. Hélida Ferreira da Cunha (PPEC/UEG) e o Dr. Arthur Angelo Bispo de Oliveira, do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG. A composição da banca evidencia a convergência de áreas fundamentais como Educação do Campo, Ensino de Ciências e Educação Intercultural para pensar os desafios da educação em nosso estado.
​Este encontro acadêmico vai além de uma avaliação pontual, marcando o início de futuras e promissoras parcerias entre a UFG Câmpus Goiás e o PPEC/UEG. A participação na banca representa a primeira ação oficial do projeto de pesquisa "Educação Patrimonial, Educação Ambiental e Educação do Campo: diálogos e possibilidades", coordenado pela professora Jáder de Castro na LEdoC/UFG. A iniciativa busca construir pontes entre as instituições para fortalecer a pesquisa e a formação de educadoras/es comprometidas/os com a valorização do patrimônio imaterial e dos saberes de povos do Cerrado.
​A colaboração entre o PPEC/UEG e a LEdoC/UFG reforça o compromisso das universidades públicas goianas com uma produção de conhecimento socialmente referenciada e atenta às realidades locais. A troca de experiências entre os programas e pesquisadoras/es enriquece a formação de novas/os mestras/es e futuras/os educadoras/es, consolidando um caminho de pesquisa conjunta que valoriza a sociobiodiversidade e a memória biocultural do nosso Cerrado.

Categorías: Notícias Noticias