luan luan

Professor do Câmpus Goiás, publica artigo em periódico internacional

Por Bruno Roque. En 30/09/25 11:34 . Actualizado en 30/09/25 11:37 .

Pesquisa sai em periódico A1 da Springer Nature: Religião e saúde - estudo revela impactos no IMC

luan luan

O professor Luan Vinicius Bernardelli, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA) da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Goiás, publicou, em coautoria com pesquisadores da Khalifa University (Emirados Árabes Unidos), da Southern Cross University (Austrália) e da University of New England (Austrália), o artigo “Revisiting Religion and BMI: Recent Evidence from Australia”, no Journal of Religion and Health, periódico internacional da editora Springer Nature, classificado como Qualis A1 pela CAPES.
O estudo analisou a associação entre religião e índice de massa corporal (IMC) a partir de cinco edições do Household Income and Labour Dynamics in Australia (HILDA) Survey, abrangendo uma amostra representativa de 58.694 adultos.
Os resultados indicam que a afiliação religiosa exerce influência significativa sobre o IMC de homens e mulheres, mesmo após o controle de fatores sociodemográficos, comportamentos de saúde e variáveis psicossociais. Entre os homens, católicos, anglicanos e membros de denominações protestantes apresentaram, em média, IMC mais elevado do que indivíduos sem religião. Entre as mulheres, esse padrão também se verificou entre protestantes e católicas. Em contraste, indivíduos não cristãos apresentaram IMC médio inferior ao de pessoas sem religião.
Outro achado importante foi que a frequência de participação em cultos e a importância atribuída à religião têm impacto mínimo sobre o IMC, sugerindo que fatores culturais e contextuais ligados às práticas religiosas e sociais podem ser mais determinantes.
A pesquisa contribui para a compreensão da interação entre religiosidade e saúde pública, em um cenário marcado pelo aumento dos índices de sobrepeso e obesidade na Austrália e em outros países.


O artigo completo pode ser acessado no site da Springer Nature: https://doi.org/10.1007/s10943-025-02458-5.

 

dsds

Categorías: Notícias Noticias