dsds

Docentes da UFG debatem saúde mental e políticas públicas para a população LGBTQIAPN+ em Simpósio da UEG

Por Bruno Roque. Em 20/10/25 16:25. Atualizada em 20/10/25 17:42.

Evento em Inhumas foi marcado por discussões acadêmicas e por atos de justiça para Morgana e em memória à Beth Fernandes

dsds

 

Docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) tiveram participação de destaque no II Simpósio e I Colóquio do Curso de Psicologia da UEG/ Campus Metropolitano, realizado no último dia 16 de outubro, no auditório Renato Balestra, na cidade de Inhumas. O evento promoveu um debate interinstitucional sobre a criação de políticas públicas para corpos e sexualidades dissidentes.


A convite da Coordenação do Curso de Psicologia da UEG, a professore Jáder de Castro Andrade Rodrigues, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH/UFG), participou como palestrante na Mesa-redonda “Psicologia e Saúde Mental: as Práxis da Psicologia nas Políticas Públicas para Corpos e Sexualidades Dissidentes”. Em sua fala, a docente abordou os desafios da presença de corpos dissidentes na Universidade e destacou a importância de movimentos institucionais que garantam a permanência de estudantes LGBTQIAPN+ no ensino superior.


O simpósio também se constituiu como um importante espaço de luto e luta. Durante a mesa, foi realizada uma emocionante “fêmenagem” à estudante secundarista Morgana, brutalmente assassinada na Cidade de Goiás no dia 12 de outubro. Os presentes uniram-se ao movimento "Morgana Presente!", clamando por justiça e por uma investigação rigorosa do caso, lembrando que a voz da jovem foi silenciada e que familiares e amigas/os foram privadas/os de um ritual de despedida adequado.

Na sequência, a professora Kellen Cristina Prado da Silva, da Faculdade de Educação (FE/UFG) e representante do coletivo “Camaleoa” – que articula ações de saúde mental para pessoas LGBTQIA+ em Goiânia –, prestou homenagem a Beth Fernandes. A psicóloga, mulher trans e ativista, falecida no dia 15 de outubro, foi lembrada por seu imenso legado de luta e resistência em prol dos direitos da população LGBTQIAPN+.
O encontro reforçou a importância do diálogo entre as instituições de ensino e da articulação política dos movimentos sociais. Os participantes destacaram a urgência na promoção de ações de inclusão na Universidade e na implementação de políticas públicas de saúde mental, essenciais para a prevenção de violências físicas e psicológicas sofridas por esta população.

Na sexta-feira, 17 de outubro, a professora Fabiana Itaci Corrêa de Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Câmpus Goiás, realizou a conferência de Encerramento “Gênero e Políticas Sociais: avanços e retrocessos no combate à violência de gênero”, na qual destacou o caráter estrutural da violência de gênero na sociedade, o papel das organizações de mulheres e dos movimentos feministas na conquista e manutenção de políticas públicas de enfrentamento, além da importância da Psicologia para compreender a complexidade das situações de violência e fortalecer ações de acolhimento e prevenção.

 

dw

 

 

 

 

 

Categorias: Notícias Noticias