b

Aluno do curso de Direito da UFG – Câmpus Goiás defende mestrado na UEG sobre patrimonialização das ruas de pedra da cidade de Goiás

Por Bruno Roque. En 22/10/25 10:37 . Actualizado en 22/10/25 10:46 .

Pesquisa analisa como intervenções urbanas moldaram a paisagem cultural e as narrativas sobre o patrimônio histórico vilaboense.

b

O aluno do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Câmpus Goiás defendeu recentemente seu mestrado na UEG com uma pesquisa dedicada às ruas de pedra do centro histórico da cidade de Goiás, reconhecidas como patrimônio cultural.

O trabalho investigou as intervenções promovidas pelo DPHAN/IPHAN nas décadas de 1950 e 1970, buscando compreender como essas ações não só transformaram a estrutura urbana, mas também contribuíram para a construção de narrativas sobre o passado da cidade.

Com foco em identificar o início das transformações na paisagem cultural — em especial no calçamento das vias — a pesquisa analisou de que modo as intervenções foram utilizadas para compor uma “invenção” do patrimônio, envolvendo dimensões de memória, identidade e poder.

A pesquisa analisou fotos antigas, documentos, obras literárias e outros registros sobre o centro histórico. O estudo mostrou que as mudanças feitas nas ruas ajudaram a criar uma imagem idealizada do passado da cidade, revelando que preservar o patrimônio também envolve decisões sobre o que será lembrado e o que pode acabar esquecido.

O estudo também evidencia que, nas representações materiais ligadas aos símbolos patrimoniais, podem ocorrer reconfigurações de sentido e a apropriação de elementos de diferentes períodos, o que, em alguns casos, contribui para a “invenção” de bens patrimoniais a serviço de discursos homogêneos e interesses específicos.

A defesa do mestrado reafirma a atuação do Câmpus Goiás na produção de conhecimento crítico sobre patrimônio e memória, fortalecendo o diálogo entre o direito, a história e as práticas de preservação cultural.

 

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NP4mN_fnCww

 

b

b

Categorías: Notícias Noticias