Curso de Formação de Lideranças Populares inicia 1ª Etapa em parceria com a CPT e Escola Diocesana de Agroecologia
Atividade integra o projeto de extensão vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Motyrõ – NEP Trabalho/UFG e reúne lideranças rurais e urbanas em Goiás (GO).
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2025, teve início a 1ª Etapa do Curso de Formação de Lideranças Sociais e Populares, ação de extensão vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Motyrõ – NEP Trabalho, da Universidade Federal de Goiás – Campus Goiás. O curso é realizado em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e integra a 14ª Edição da Escola Diocesana de Agroecologia, sediada no Centro Diocesano de Pastoral Luiz Orio, na cidade de Goiás.
A abertura contou com momento de mística e acolhimento das(os) participantes, seguido da conferência “Campanha da Fraternidade 2025 – Fraternidade e Ecologia Integral”, ministrada por Frei Paulo Catanhêde. A temática da ecologia integral foi abordada como fundamento ético e político de um projeto de sociedade que articula meio ambiente, trabalho e justiça social.
Durante o primeiro dia, o professor Gabriel Caymmi, do IFG – Campus Cidade de Goiás, apresentou a assessoria “Trabalho e produção na agricultura familiar”, destacando as produções e organizações de plantios nas comunidades rurais. No segundo dia, a professora Danielle Beltrão, da UFG, conduziu a formação “Manejo agroecológico do solo”, encerrando as atividades com avaliação coletiva e partilha das experiências vivenciadas.
O curso faz parte de um processo formativo estruturado em três etapas. A segunda, prevista para dezembro de 2025, abordará “A origem da riqueza, do Estado e da propriedade privada”; e a terceira, em março de 2026, tratará de “Trabalho, classes sociais e origem das riquezas”.
De acordo com os coordenadores do projeto, a proposta “busca articular a universidade com os movimentos sociais, contribuindo para a formação política, a ampliação da consciência crítica e o fortalecimento de lideranças comunitárias e sindicais em Goiás”.
A ação reafirma o compromisso da Universidade Federal de Goiás – Campus Goiás com a extensão universitária crítica e transformadora, fortalecendo o diálogo entre ensino, pesquisa e compromisso social.
Fonte: Luís Augusto Vieira (UFG – Campus Goiás) e Luiz Fernando Felisberto (CPT Goiás)
