dasda

Livro “Arraial da Barra é Patrimônio: inventário cultural da casa sertaneja goiana” é contemplado no Edital de Estímulo à Produção de Livros Acadêmicos da UFG – Câmpus Goiás

Em 13/11/25 18:00. Atualizada em 13/11/25 18:00.


Livro “Arraial da Barra é Patrimônio” do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG integra trilogia cultural

dasda

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Goiás foi contemplado no Edital nº 03/2025 – Estímulo à Produção de Livros Acadêmicos, promovido pela Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação do câmpus. O projeto selecionado foi o livro “Arraial da Barra é Patrimônio: inventário cultural da casa sertaneja goiana”, de autoria da docente Luciana Helena Alves da Silva, com coautoria de Thais de Freitas e Renata Galvão, e edição de Ângela Francischini.

O trabalho contou ainda com a participação das egressas e bolsistas Anna Claudia e Ana Carolina, além das bolsistas Jamilly e Manuela, que integraram a equipe de pesquisa e produção da obra.

A publicação, em formato 21x30 cm, capa dura, colorida e ilustrada, terá cerca de 230 páginas e tiragem limitada de 30 exemplares. A distribuição será destinada a instituições de ensino e pesquisa parceiras, entre elas: escolas rurais da cidade de Goiás, EFAGOs, universidades (UFG e UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), CAU-GO, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis (ICEB), Biblioteca Central da UFG (Câmpus Samambaia), Biblioteca Cajuí (Câmpus Goiás), além das superintendências do IPHAN em Goiás e Goiânia.

O livro, que integra a trilogia composta também pelas obras “Terras da Santa” e “Mulheres Aroeira”, aborda nove eixos temáticos que orientam a análise sobre Buenolândia, o polígono histórico, a ruralidade e seu contexto sociocultural. A pesquisa busca valorizar o patrimônio imaterial e material da casa sertaneja goiana, articulando saberes de Turismo Cultural, Inventários Participativos, Educação Museal, Arte, Meio Ambiente e Diversidade.

Com base na perspectiva arquitetônica e urbanística do “polígono como patrimônio cultural e educativo”, a obra propõe uma leitura integrada do território, considerando dimensões simbólicas, culturais e identitárias da paisagem.

“O espaço do quilombo, do arraial e do sertão é espaço de afirmação e sobrevivência, onde o Urbanismo tem que ser prática de reparação. Sua especialidade é política e cultural, exigindo práticas que ultrapassem abordagens tecnicistas e incorporem dimensões simbólicas e afetivas do território”, afirma a professora Luciana Helena, autora principal.

A publicação reafirma o compromisso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG com a preservação da memória cultural, a educação patrimonial e o planejamento urbano sensível aos contextos históricos e sociais do interior goiano.

📘 O Edital nº 03/2025 tem como objetivo incentivar a produção e publicação de livros acadêmicos no Câmpus Goiás, fortalecendo a atuação colaborativa entre docentes e técnicos, e ampliando a visibilidade das pesquisas produzidas na Universidade.

Categorias: Notícias Noticias