fsdf

Câmpus Goiás ganha prêmio de melhor trabalho de Iniciação Científica Júnior no Conpeex

Em 18/11/25 11:58. Atualizada em 18/11/25 12:04.

O tema pesquisado é de extrema relevância para a realidade social e tem aplicação prática

fsdf

 

Estudante Gabriel Augusto Souza Moraes, orientando da professora Jaqueline Talga, do curso de Administração e Pedagogia da UFG Câmpus Goiás, ganha o prêmio de melhor trabalho na modalidade de Iniciação Científica Júnior (ICJr.) na área de Ciências Sociais Aplicadas do 22. Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX) 2025.

Gabriel Augusto Souza Moraes é estudante secundarista do 3a ano do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás João Augusto Perillo. Ele foi orientado na Iniciação Científica Júnior, pela professora Jaqueline Talga, que é professora dos cursos de Administração e Pedagogia da UFG do Câmpus Goiás.

O tema pesquisado é de extrema relevância para a realidade social e tem aplicação prática, trata-se dos resíduos sólidos, comumente chamado de “lixo”. O objetivo da pesquisa é subsidiar as políticas públicas com foco principal nas pessoas que trabalham com a reciclagem (catadoras/es). Tal tema vem sendo estudado por integrantes do Coletivo Recicla Goiás, coletivo que existe desde 2019 e envolve acadêmicas/os e pessoas de outras instituições.

O trabalho premiado que teve como título: “Panorama dos resíduos sólidos no município de Goiás, GO”, estudou a classificação dos resíduos sólidos a partir do Decreto n. 11.043, de 13 de abril de 2022, Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), que classifica os tipos de resíduos sólidos e comparou com a realidade da destinação dos resíduos sólidos no município de Goiás, GO, fazendo assim, um panorama atualizado da situação dos resíduos no nosso município.

Além das atividades de pesquisa realizadas coletivamente pelo grupo de pesquisa composto pelas estudantes Sandriele Batista dos Santos Oliveira, Sara Cristina de Morais Braz e Elizangela dos Santos Lopes, o estudante também participou das ações de extensão e cultura com outras/os estudantes da UFG dos cursos de Administração e Pedagogia junto a cooperativa de catadoras/es Recicla Tudo e a gestores públicos municipais, contribuindo assim, como uma formação mais ampla e comprometida com a realidade social.

Para a realização da pesquisa foi fundamental o apoio e a confiança da mãe de Gabriel Augusto e do Colégio Estadual onde ele estuda, que confiaram no processo de ensino aprendizagem oferecido pela UFG.


Para acompanhar as ações do Coletivo Recicla Goiás: https://www.instagram.com/reciclagoias/

 

1

2

3

4

Categorias: Notícias Noticias