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Estudantes da UFG – Câmpus Goiás têm artigo publicado em revista científica Qualis B2 a partir de atividade da disciplina de Ética

Em 18/11/25 13:21. Atualizada em 18/11/25 13:21.

Produção acadêmica analisa dilemas éticos no ambiente escolar e destaca protagonismo de estudantes

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O Câmpus Goiás da Universidade Federal de Goiás celebra a publicação de um artigo produzido por estudantes do curso de Administração na Revista Recima21, periódico multidisciplinar de circulação nacional, avaliado como Qualis B2. A produção é resultado direto das atividades da disciplina de Ética, ministrada pelo professor Dr. Ítalo Camilo S. Nogueira, em articulação com o Projeto de Pesquisa Cora Coralina.

A proposta da atividade, realizada ao longo do semestre, foi estimular nos estudantes uma reflexão aprofundada sobre os dilemas éticos presentes no cotidiano da educação. A partir de observações e análises feitas no ambiente escolar, os autores desenvolveram uma pesquisa que discute, com clareza e criticidade, os desafios éticos enfrentados por alunos, professores e demais profissionais da educação.
O estudo aborda temas como respeito às diferenças, relações de autoridade e diálogo, conduta profissional, uso consciente e responsável de informações, além dos impasses comuns que emergem nas interações escolares. Ao relacionar essas problemáticas ao contexto mais amplo da formação humana e da prática educativa, o trabalho oferece uma contribuição relevante para o debate sobre valores, cidadania e ética no cotidiano escolar.
O professor Ítalo Camilo destaca que a publicação representa um importante reconhecimento do empenho dos estudantes:

"A conquista demonstra o quanto a dedicação, a leitura crítica e a inquietação intelectual podem resultar em uma produção de qualidade. Mais do que cumprir uma atividade acadêmica, os estudantes se comprometeram em compreender e analisar, de forma séria, a dimensão ética que atravessa a educação.”

A inserção do artigo em uma revista científica Qualis B2 evidencia não apenas o mérito dos autores, mas também o potencial transformador de iniciativas pedagógicas que aproximam ensino, pesquisa e extensão. O resultado reforça a importância de incentivar, desde a graduação, a produção científica, o pensamento ético e a autonomia intelectual dos estudantes.
Para a equipe envolvida, a publicação também fortalece a visibilidade do trabalho desenvolvido no Câmpus Goiás e reafirma o compromisso da UFG com uma formação universitária crítica, socialmente comprometida e orientada pelo rigor acadêmico. O estudo, fruto de inquietações surgidas em sala de aula, torna-se agora referência para outros estudantes e pesquisadores interessados na interface entre ética, educação e prática social.


O artigo pode ser acessado pelo link: https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6879

 

 

Aluna: Ana Raquel

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Aluna: Thatiely

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Aluna: Amanda

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Professor Dr. Ítalo Camilo S. Nogueira

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