Palestra na escola

Professores e estudantes reúnem-se na Cidade de Goiás para discutir o ensino de Filosofia

Por Gestorweb Gestorweb. Em 07/02/13 00:44. Atualizada em 21/08/14 11:46.

As atividades tiveram como foco principal o ensino e a aprendizagem de Filosofia

Texto: Luiza Mylena

Fotos: Thamara Fagury

A Filosofia tem diversas áreas que podem ser trabalhadas: ética, política, cultura, conhecimento. Há quem diga que ela está em todo lugar e que sempre podemos filosofar. No entanto, o II Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Filosofia (Enepefil) e o IV Encontro dos Estudantes de Filosofia da Cidade de Goiás (Eu Penso), eventos realizados entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro no Câmpus da Cidade de Goiás, os presentes debateram o ensino de Filosofia e seus desdobramentos.

Palestra de abertura do evento foi minstrada por Sérgio Sardi/PUC-RS

Assuntos como a disciplina de Filosofia no ensino médio, que se tornou obrigatória em 2008, e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foram abordados tanto por estudantes como por docentes. As atenções eram voltadas principalmente para a forma como a disciplina seria aplicada e trabalhada com os alunos, os quais, na maioria das vezes, só irão ter contato a matéria aos 15 anos de idade.

As estudantes de Filosofia e participantes do PIBID, Cristina Brito e Islane Viana, elaboraram um projeto para o ensino da disciplina
por meio de músicas e pinturas. Elas contam que, em um primeiro momento, ocorre o estranhamento dos alunos, mas elas conseguem, usando músicas, mostrar como a Filosofia pode, ao mesmo tempo, ser importante e fazer parte do dia a dia dos alunos. Já os professores abordaram como o PIBID é importante para o ensino de Filosofia e como a interdisciplinaridade pode influenciar a disciplina, especialmente no ensino médio.

Durante os três dias do evento foram organizados palestras, mesas de discussão, oficinas e relatos de experiência em que estudantes e docentes puderam opinar e apresentar trabalhos e projetos produzidos relacionados ao ensino da Filosofia.

Mesa Redonda

Mesa Redonda sobre Filosofia e Interdisciplinaridade com os professores Ronai Rocha/UFSM, Almiro Schulz/UFG e José Benedito/UFU

Estudantes

Estudantes participantes do EU PENSO - Encontro dos Estudantes de Filosofia da Cidade de Goiás.

Comunicações Eu penso

Comunicações dos Estudantes participantes do EU PENSO