oab

Direito da Regional Goiás está entre os melhores do país, diz OAB

Por weberson dias. Em 14/01/16 16:36.

Os critérios utilizados para a recomendação da Faculdade foram a aprovação dos alunos no exame da Ordem e o desempenho dos alunos no Enade.

O curso de Direito da UFG Regional Goiás é um dos 139 melhores cursos de Direito do país. O reconhecimento foi referendado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), que entregou na manhã desta quarta-feira, dia 13, a certificação ao vice-reitor da UFG, professor Manoel Chaves. A cerimônia aconteceu na sede do Conselho Federal da entidade em Brasília (DF), com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

oab

Durante a solenidade de entrega do selo de qualidade da OAB, em Brasília (DF)

Professora Maria Meire Carvalho, diretora da Regional Goiás, destacou que o reconhecimento é importante para a Regional, uma vez que a OAB é uma entidade respeitada nacionalmente. “O selo confirma o esforço de toda a equipe e dá orgulho já que é tão importante para a área jurídica”, arrematou.

 

Para a nova coordenadora do curso de Direito da Regional Goiás, a chancela é o resultado do esforço conjunto. “Esse reconhecimento representa a consolidação de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido aqui, desde a própria implantação do curso e mais precisamente a partir da implantação do campus, daquilo que professores, em conjunto com a diretoria, têm feito em relação à qualidade do ensino jurídico na cidade e é, sem dúvida nenhuma, um grande ganho para nosso curso”, destacou a professora Margareth Arbués.

 

OAB Recomenda

Do total dos cursos recomendados com 'selo de qualidade', 61 são de instituições privadas e 78 são de faculdades públicas, entre elas, em Goiás, somente a UFG Regional Goiás e a Faculdade de Direito de Goiânia. Em todo o país há um total de 1.266 cursos de Direito, mas somente 1.071 dessas foram avaliados pela OAB. Em Goiás, há pouco mais de 30 faculdades que ofertam o curso de Direito. O selo é divulgado a cada três anos e teve sua primeira edição em 2001.

 

Para selecionar as faculdades, a 5a edição do "Recomenda OAB" levou em consideração o índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem, exigência para exercer a profissão de advogado; bem como as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), que avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos ensinados nos cursos e destaca o nível de ensino oferecido. Pela avaliação, a UFG tem sido uma instituição exemplar que considera a qualidade como parâmetro maior.

 

Qualificação

O professor do curso Vitor Freitas, também chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas da UFG Regional Goiás, o resultado do OAB Recomenda é fruto também da qualificação do corpo docente. “Todos os nossos professores são pós-graduados, mais da metade do quadro já com doutorado, todos os demais mestres, exceto um professor que está concluindo o mestrado. Então, manter um curso desse nível numa cidade que, embora pequena, é patrimônio histórico mundial, é para UFG motivo de muito orgulho, já que fizemos a opção política de manter um curso de qualidade no interior”, destacou ele.

 

O professor também fez questão de ressaltar que o curso já tem um OAB Recomenda e conquistou a nota máxima no Enade de 2012, ficando entre os 43 melhores cursos de Direito. Disse também que o curso de Direito levou o nome da Regional Goiás para fora do país. Mas adiante que estes não são os únicos parâmetros de qualidade. “Como a sociedade nos vê, de que forma que os movimentos sociais nos encaram, são também formas de mensurar o trabalho, embora esse público não elabore esse ranqueamento”, afirmou Vitor Freitas.

 

Elogios

Aluno do 10o período do Direito, Guilherme Augusto Fiúza, sentiu-se lisonjeado ao receber a notícia de que o curso que faz é considerado pela OAB um dos melhores do país, pela segunda vez. “O Direito da Regional Goiás é diferente e único em relação aos demais cursos de Direito do país. Trabalha-se a formação humana, os professores são excelentes e qualificados, temos contato direto com os docentes, coordenadores e diretores da Regional e mantemos uma boa relação interpessoal entre os colegas, diferenciais que você nunca vai conseguir enxergar em nenhum outro lugar.

 

E sobram agradecimentos. “Estou orgulhoso em fazer parte dessa história e de saber que o curso de Direito da Cidade de Goiás é pela segunda vez recomendado pela OAB, nesse período de 5 anos que estudo na UFG”, disse. “Só temos a agradecer aos nossos mestres pela compressão e ensino que sempre nos tem dado e deixar registrado que apesar das dificuldades físicas que encontramos ao chegar no campus, nada impossibilitou de termos um ensino de qualidade”, finalizou.

Campus Goiás Prédio Novo

Mercado de Trabalho

A aluna do 4o ano de Direito, Ana Carolina Moraes, ficou emocionada ao receber a notícia de que a OAB recomenda o curso que ela estuda. “A Ordem é uma entidade classista, respeitada em nosso meio, certifica os estudantes aptos nas avaliações e sabe que o curso está no caminho certo”, disse a aluna, que deve formar em 2017.

 

João Tomaz Sobrinho Neto, membro do Centro Acadêmico (CA) e acadêmico do 2o ano de Direito, também vê com bons olhos a certificação do curso da Regional Goiás. “Acredito que o prêmio reflete a constante melhoria estrutural, do quadro docente e com a preponderância dos alunos, que apesar das dificuldades, levam o nome da UFG nos mais altos degraus de excelência do ensino jurídico do país. Desse modo, os alunos ficam orgulhosos, e sentem, mais confiança no estudo a fim de continuar a melhorar o que já é de excelência”, disse o estudante. “O reconhecimento da OAB será um diferencial para nosso currículo quando formos ao mercado de trabalho, pois o prêmio é nacional” finalizou.

 

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás