Fronteira

Cidade de Goiás recebe Festival Internacional FRONTEIRA

Por weberson dias. Em 11/11/16 09:03.

Além de outras comunidades, na terça-feira, dia 15, a UFG recebe o encontro de realizadorxs audiovisuais e estudantes secundaristas e universitários da Cidade de Goiás, na Unidade de Ciências Sociais Aplicadas.

De hoje até terça, 15, a Cidade de Goiás recebe a 3a edição do Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental - III FRONTEIRA. A mostra itinerária fará exibição de filmes brasileiros ao ar livre nas seguintes comunidades: Arraial do Ferreiro (hoje, 11), Colônia de Uvá (12/11), Assentamento Padre Felipe Leddet (13/11) e Praça do Setor Aeroporto (14 e 15/11), sempre a partir das 19h30. As sessões dos filmes têm como público-alvo as comunidades locais, estudantes, professores, cineastas, trabalhadores, militantes e amantes da sétima arte.

O Fronteira Festival tem como objetivo a difusão e a reflexão do cinema documental, experimental e de todo aquele que desafia os limites do gênero, propondo novos modos de percepção e apreensão do mundo. Desde sua primeira edição, em 2014, realiza ações no noroeste de Goiás, através da Mostra em Trânsito, que leva a exibição de filmes para lugares nos quais o estado chega de maneira ineficiente e o capital e a concentração fundiária avançam, de um modo geral, periferias urbanas e rurais.

Goiânia recebe o Fronteira Festival no próximo ano, de 16 a 25 de março.

FRONTEIRA

A mostra já passou pelas cidades de Crixás e Aruanã e este é o primeiro ano em que acontece no município de Goiás. Como projeto de extensão do IFG – Instituto Federal de Goiás – Câmpus Cidade de Goiás e da UFG – Universidade Federal de Goiás através da EMAC - Escola de Música e Artes Cênicas por meio do Edital Proext/MEC/SiSu, tem apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Prefeitura Municipal de Goiás, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento. Trata-se de um projeto realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Goiás, do Programa Goyazes - Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Goiás e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. A realização é uma responsabilidade da Barroca Filmes.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site do evento: www.fronteirafestival.com.

Hoje, dia 11

Local: Arraial do Ferreiro

19h30 - Filme de Abertura

Filhos da Terra, da Escola Família Agrícola de Goiás – EFAGO, 8’

Sábado, dia 12

Local: Casa da Lua (Vila Esperança)

14h30 as 17h - Diálogos em Trânsito. Exibição de curtas-metragens e trechos de trabalhos da produtora Filmes de Plástico, com curadoria e comentários de André Novais de Oliveira.

Local: Colônia de Uvá

19h30 - Exibição Especial

Elo, da Escola Estadual Walter Angel (2016, 8’)

Kbela, de Yasmin Thayná, 21’ (RJ)

21h30 - Roda de Prosa com representantes dos filmes: Arthur Leite (CE), Dandara Raimundo (RJ) e Eduardo Baggio (PR).

Domingo, dia 13

Local: Casa da Lua (Vila Esperança)

14h as 17h30- Diálogos em Trânsito. Palestra: O curta-metragem e o cinema da quebrada no Brasil, com André Novais de Oliveira (MG)

Local: Assentamento Padre Felipe Leddet

Segunda, dia 14

Local: Casa da Lua (Vila Esperança)

10h as 12h / 15h as 17h - Diálogos em Trânsito. Workshop: Direção de filmes independentes - entre o desejo de cinema e o cinema possível, com Getúlio Ribeiro (GO)

Local: Praça do Setor Aeroporto (Praça do Cigano)

20h Curtas Brasileiros – Programa Amor, Expressão e Rebeldia

Terça, dia 15

Local: Regional Goiás da UFG (UAECSA)

9h as 12h - Diálogos em Trânsito. Encontro de realizadorxs audiovisuais e estudantes secundaristas e universitários da Cidade de Goiás.

Local: Casa da Lua (Vila Esperança)

15h as 18h - Diálogos em Trânsito. Mesa-redonda: A produtora Filmes de Plástico (Contagem-MG): da Faculdade de cinema ao Festival de Cannes, com André Novais de Oliveira, diretor e Thiago Macêdo Correia, produtor.

Local: Praça do Setor Aeroporto (Praça do Cigano)

20h - Sessão Especial. Programa Filmes de Plástico

Ela Volta na Quinta, de André Novais de Oliveira, 108’.

21h30 - Roda de Prosa com André Novais de Oliveira e Thiago Macêdo Correia, membros da Filmes de Plástico.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás