PlanetárioMóvel

UFG no FICA 2017 – UFG oferece ações para a Cidade de Goiás durante o FICA

Por weberson dias. Em 22/06/17 20:08.

A Regional Goiás da UFG está presente no 19o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA 2017), com várias atividades e ações que aproximam a instituição superior da comunidade vilaboense.

Desde as 9h de quarta (21), o curso de Educação do Campo está com exposição de quase 50 banners que abordam os biomas brasileiros, com sua fauna e flora, no pátio interno do Quartel do XX (antigo prédio do IFG). A exposição, que faz parte do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (Probio), é coordenada pelas professoras da UFG, Elisandra Freitas, Bruna Cardoso e Marilda Shuvartz. Além da exposição, um jogo de tabuleiro gigante, que objetiva conscientizar os participantes sobre a importância da preservar espécies ameaçadas de extinção. As atividades do curso, que contam com parcerias do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fica no Quartel até as 18h de amanhã, dia 23.

ElisandraElisandra2

Planetário e Livraria

Além da exposição do Probio, a UFG de Goiânia trouxe também o Planetário Móvel para a quadra da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, no antigo Colégio Santana, com sessões abertas ao público na sexta (9h, 10h30, 11h e 11h30) e no sábado (9h, 11h30, 14h, 14h30, 15h30, 16h, 16h30, 17h e 17h30). As observações do espaço celeste na exposição “Conhecendo o Universo” são feitas gratuitamente e contou com os esforços do professor Raul Campos, também da Educação do Campo.

PlanetárioMóvel

A Regional Goiânia disponibilizou também, desde o dia terça, dia 20, a Banca Móvel de Livrarias da UFG. A banca está no pátio interno do Quartel do XX (antigo prédio do IFG) e ficará lá até o dia 24 de junho.

Oficinas, Mincurso e Workshop

A Regional também está com oficinas e minicursos durante o FICA. De 21 a 23, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), o professor de Arquitetura, Lucas Felício e os artistas Danilo Souza e Telles Lopes, ofertam a oficina “Cartografias Inventivas – Narrativas experimentais da Cidade de Goiás”, das 9 às 12h. No mesmo período, local e horário, está acontecendo o workshop “Revelando Becos e Trilhas: Expressões e Representações da Paisagem do Horto Botânico Vilaboense”, coordenado pela também professora do curso de Arquitetura, Ariane Borges; e o minicurso "Meio Ambiente, Gestão e Planejamento em Cidades Históricas", com os professores da Arquitetura Edinardo Rodrigues e Karine Oliveira e Vinícius Palzin (UEG).

Karine1 Karine2

De 22 a 23, acontece o Minicurso e Oficina “O Direito à memória e as lutas sociais do campo”, no Museu das Bandeiras, das 8 às 11h. No domingo, dia 25, o curso terá continuidade na UAE de Ciências Humanas, no antigo Colégio Santana, das 14h30 às 16h30. O curso é proposto pelo Observatório Fundiário Goiano (OFUNGO) com a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A coordenação está por conta da professora do Direito, Janaína Sevá, Stélia Castro (IBRAM), José Roberto Novaes (UFRJ) e Ricardo Canozo (Unicamp).

Nesta sexta, dia 23, acontece, na UEG, o minicurso “Mulheres do Brasil em Cena”, coordenado pela coordenadora da biblioteca da Regional, Esdra Brasílio, e a professora Ana Carolina Soares.

No sábado, dia 24, às 17h, no Largo da Carioca, acontece a oficina de ritmos afrobrasileiros, com o Bloco do Caçador e Instituto Fará Imorá. Em seguida, acontece o cortejo do bloco. A saída será do Largo da Carioca, às 19h30. As atividades é coordenada pelo professor de Direito da Regional, Allan Hahnemann Ferreira e o presidente do instituto, Marcos Torres.

Exposições

Em todo o FICA, estará aberta ao público a exposição “Diálogos entre o tempo”, da professora de Arquitetura, Suzete Almeida de Bessa e Nayara Joyce Silva Monteles, no Museu das Bandeiras, das 9 às 12h.

A Regional colocou na nova biblioteca da UFG à disposição do público, a exposição “A paisagem vilaboense sob o olhar dos desenhadores urbanos de Goiás”, coordenado pelos professores da Arquitetura, Ariane Borges e Lucas Felício, das 9 às 13h.

Urban

Fonte: Weberson Dias