Nossos Projetos

Actualizado en 31/05/21 08:43

1 - Escrevendo com o PET

     O projeto Escrevendo com o PET tem espaço de destaque por corroborar com a construção de uma maior capacidade de escrita e a criatividade dos discentes inseridos no Programa de Educação Tutorial (PET - Vila Boa). A proposta é elaborar pequenos textos com temas e gêneros variados, na perspectiva de desenvolver as habilidades de escrita de cada integrante do grupo, posicionamentos críticos, além da construção de espaços de diálogos que proporcione a capacidade de leitura de vários assuntos, análise e leitura crítica da realidade, habilidades de exposição de ideias e aperfeiçoamento da retórica.

     Em consonância, o tema é livre, após a sua escolha, todos os petianos escrevem o seu e posteriormente são alocados num mesmo documento para que sejam analisados por todos do PET, após a apresentação há uma discussão coletiva sobre o texto em que são debatidas questões formais, como a escrita, bem como questões de conteúdo. Com essa metodologia, é alcançado um nível de aprendizagem e proatividade  relevante de todo o grupo.

     Esse projeto não só estimula o senso crítico e a análise de temas contemporâneos como também permite que todos os textos sejam corrigidos pelos petianos, permitindo assim que a todo momento aprendam dicas como aprimorar os textos de todos os gêneros expostos e contribuir para elevar o nível se escrita de todos.

    O Escrevendo com PET sempre se propõe a abordar temas e questões atuais, a escrita literária e produção textual como o tema meio ambiente, que estimulou a análise das problemáticas desse assunto em várias óticas e diversos gêneros. Muitos textos são feitos em formato acadêmico e ao corrigi-los durante as reuniões por todos os petianos, ampliamos cada vez mais nossa bagagem acadêmica.

2 - Pet Artes

     O PET Artes é um projeto que envolve atividades diversificadas e previamente planejadas que abrangem diferentes formas de expressões artísticas. Seu objetivo é incentivar a criatividade do grupo, além de promover uma integração com os outros membros da comunidade acadêmica.

     O projeto envolve diferentes manifestações e intervenções artísticas que promovem a união dos integrantes com o restante da comunidade acadêmica e com os moradores da Cidade de Goiás e, ainda, que permitem um melhor aproveitamento do espaço físico da universidade por todos.

     O projeto mais recentemente integrado ao PET Artes é o de elaboração de curtas. O projeto da oficina de curta-metragens consiste na elaboração de um roteiro e posteriormente do próprio curta a partir de outros trabalhos feitos pelo grupo PET Vila Boa, como, por exemplo, os textos temáticos escritos pelos integrantes no projeto Escrevendo com o PET.

3 - Grupo de literatura

     O Grupo de Literatura é um projeto que visa proporcionar leituras que provoquem a reflexão para além do meio acadêmico, de modo a oportunizar aos estudantes acesso à obras literárias de autoria de sujeitos socialmente invisíveis. Para tanto, são escolhidas duas obras por semestre, discutidas por meio de atividades lúdicas.

     O projeto tem como escopo principal a aliança do prazer provocado pela literatura à discussão de temas decoloniais, haja vista a necessidade do reconhecimento de diversas narrativas, sobretudo, a do outro, até então minorado ou desconhecido.

     Objetivos Gerais: expor através da leitura literária uma realidade escondida pelas opressões cotidianas, como o capitalismo, a desigualdade de gênero e as diferenças raciais que se tornam obstáculos para a legitimação dos direitos das minorias.

     Objetivos Específicos: a) Permitir maior contato dos estudantes com a literatura; b)       Visibilizar narrativas socialmente invisibilizadas; c) Fomentar uma formação humanística; d) Estimular a interdisciplinaridade; e) Desenvolver a linguagem artística.

     Após a discussão do livro escolhido, é realizado um sarau com a mesma temática com o intuito de discutir o livro, bem como a expressão artística a ele relacionado. No sarau as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente, podendo envolver dança, poesia, círculos de leitura, sessão de filme, música, etc.

4 - Grupo de estudos

     O grupo de estudos realizado pelo o PET tem o objetivo de sistematizar ações de estudo, pesquisa, ensino e extensão universitária nas questões relacionadas à atualidade ou pertinências na sociedade, sendo realizados concomitante a pesquisa coletiva. Normalmente, ocorrem encontros quinzenais e se recebe uma orientação tutorial que objetiva envolver os petianos num processo de formação integral, propiciando uma compreensão abrangente e aprofundada sobre os assuntos e temas delimitados no início do ano letivo do PET. A atividade se faz relevante por se tornar um espaço na universidade para estudo, formação e ampliação dos conhecimentos.

5 - Produção de Artigos

     A Produção de Artigos se constitui em um dos projetos do PET Vila Boa, sobre o qual objetiva que os membros tenham uma análise mais crítica e aprofundada de determinados assuntos, assim como, desenvolvem a partir disso soluções inovadoras na sua área de atuação. Dessa forma, para produção científica, os integrantes se dividem em grupos menores e produzem artigos de caráter científico, cujo tema é de livre escolha dos autores. Assim, as redações são compartilhadas e discutidas com o grupo em reunião específica. Logo, todos os petianos escrevem e debatem os textos em conjunto, fortalecendo a coletividade do grupo.

     Não obstante, atualmente há um processo de renovação da construção da escrita desses artigos, em que o tema será pré-determinado, a fim de alcançar um maior aperfeiçoamento, direcionamento e entrega dos membros na temática proposta. A metodologia aqui adotada, propõe que os estudantes se dividem em grandes grupos com a intenção de se disporem juntos aos objetivos da pesquisa. Desse modo, é exercitada a escrita, leitura de textos acadêmicos, a discussão, criticidade, pensamento coletivo e produção de pautas para serem apresentadas nos eventos recorrentes.

Artigos Científicos do PET Vila Boa da edição mais recente dessa atividade:

  • VIDAS MARGINALIZADAS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS NA VIDA DE MULHERES NEGRAS ENCARCERADAS.
  • O PAPEL DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO NO RECONHECIMENTO DE DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBTQI+.
  • ADOECIMENTO MENTAL NO AMBIENTE ACADÊMICO: AMIGO INVISÍVEL QUE SILENCIA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.
  • RELAÇÕES DE PODER E LINGUAGEM: ANÁLISE DA DESIGUALDADE DE GÊNERO NOS GRUPOS PET.

6 - Semana PET

     A semana PET é uma iniciativa do PET Vila Boa que objetiva proporcionar espaços de ensino e aprendizagem para a comunidade acadêmica, através de rodas de conversas e minicursos que abordam questões pertinentes aos estudantes.

     As mesas geralmente são compostas por petianos, docentes convidados e parceiros.  O objetivo do evento é de estreitar os laços entre discentes e docentes; oferecer espaços de diálogo entre toda universidade; oportunizar que estudantes ocupem o lugar de palestrantes , resultando, assim, na troca de saberes, tendo em vista que a comunicação apresenta-se como uma das categorias centrais de um projeto político pedagógico crítico.

     Dessa forma, esse projeto evidencia que a reflexão e prática fundamentada no diálogo contribui para o processo educativo emancipatório e plural. Concluímos que  espaços de diálogo na Universidade revela-se como ideia/força, favorecendo a dinâmica de ensino-aprendizagem para todos os sujeitos que participam do evento.

7 - Festival de Poesia

     O Festival de Poesia é um evento promovido pelo PET Vila Boa que visa incentivar a produção literária da comunidade em geral, fomentando a escrita e criando um espaço para a discussão literária de temas atuais, bem como o seu fortalecimento no ambiente da Universidade Federal de Goiás – Campus Cidade de Goiás. A título exemplificativo, o primeiro Festival de Poesia foi desenvolvido em 2021 e buscava o debate acerca de questões relativas a Pandemia, haja vista a importância e a atualidade do tema naquele período.

     O evento é organizado exclusivamente pelos integrantes do PET Vila Boa que coordenam os processos internos relativos à ele. Sendo eles: Receber e encerrar as inscrições dos participantes do evento; Escolher e convidar a banca avaliadora; Elaborar a lista dos inscritos; Fornecer o resultado da classificação; Elaborar artes relativas ao Festival; Promover a divulgação; Organizar o ambiente em que se realizará o evento e outros mais.

     O Festival de Poesia, portanto, objetiva desenvolver e fomentar a habilidade de escrita da comunidade Vilaboense, desenvolvendo um espaço para que seja exposto a capacidade crítica, criativa e original do participante do evento. E aqueles que alcançarem as três maiores pontuações no crivo avaliativo receberão premiações.

8 - Apresentação de Trabalhos em Eventos Científicos 

     O projeto visa à participação dos petianos em eventos científicos nacionais e internacionais, que são essenciais no processo de formação. Objetiva-se estimular a produção acadêmica para apresentação de trabalhos e pesquisas, a publicação em revistas e periódicos, que possibilitam também a divulgação do conhecimento científico produzido pelo grupo e seus integrantes.

9 - Projeto de Pesquisa

     A formação acadêmica se dá pela persecução do tripé: Ensino, pesquisa e extensão.  Assim, nosso projeto de pesquisa é o encontro deste tripé de produção acadêmica com nossa filosofia, que busca construir o conhecimento de forma plural, coletiva e democrática. Nosso projeto de pesquisa não se resume a somente produção de conhecimento científico acadêmico centrado, de modo que buscamos debater temas importantes para a sociedade de forma coletiva para produzir um conhecimento científico plural. Para isso, os integrantes do PET Vila Boa se dividem em grupos menores e realizam uma vivência de pesquisa por um ano, que culminará na produção de um artigo científico.

     Os temas dos artigos são definidos no início do ano e refletem a filosofia do PET Vila Boa de uma busca de um conhecimento coletivo, popular e com foco na comunidade. A redação é compartilhada e discutida durante todo o processo de pesquisa por todos os integrantes do grupo em reuniões específicas. Assim, todos no grupo participam das etapas da produção acadêmica, escrevendo e debatendo de forma coletiva. Exercita-se, com o grupo de pesquisa, a escrita, a leitura de textos acadêmicos, a discussão, a criticidade e o ofício do pesquisador. Além de permitir a apresentação de nossos trabalhos em eventos acadêmicos, realizando uma transferência de conhecimento entre o PET Vila Boa e a comunidade. Os temas tratados no grupo de pesquisa no período 2020-2021 são: 1) Desapropriação de terras e trabalho escravo: a aplicabilidade do art. 243 da CF/88; 2) Como as turmas de Direito do PRONERA tem contribuído para a luta e conquista de direitos.

10 - Palco Aberto

     O Palco Aberto surgiu por desdobramento do Projeto PET Artes, após constatação da demanda universitária por saúde mental.  O Palco Aberto objetiva incentivar e promover o bem-estar, a criatividade e a integração dos membros da comunidade petiana e acadêmica, através das mais variadas formas de expressões artísticas, como por exemplo a poesia, a música e o teatro.

     A dinâmica costuma ser realizada no pátio da Universidade Federal de Goiás – Campus Goiás, sendo o espaço organizado pelos (as) petianos (as) de forma mais intimista e aconchegante. Vale ressaltar que, para a execução do Palco Aberto, disponibilizam-se acessórios e equipamentos para que os participantes possam efetuar suas performances.

     A atividade é organizada pelos membros do PET Vila Boa que organizam o espaço, divulgam nas redes sociais e angariam patrocínios para a realização do evento. Uma vez que o objetivo não é competir, os prêmios são distribuídos mediante sorteio entre aqueles que se apresentaram, sem nenhum critério de avaliação da performance.

     O Palco Aberto, portanto, revelou-se como uma medida de intervenção, que colaciona bons resultados na utilização das artes para combater o adoecimento mental no meio acadêmico, estimulando o senso crítico e o subjetivismo.

11 - PET Vivências

     O programa em especifico nasceu no ano de 2019, com o objetivo de aproximar cada vez mais o PET Vila Boa, os pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão. Com isso o PET estabeleceu sua dinâmica a partir de segmentos sociais como: acampados rurais que pleiteiam a realização da reforma agrária para assentamento de famílias, Indígenas, Quilombolas dentre outros que possam surgir para este programa.

     Além da perspectiva dos pilares, preconiza também a aproximação da academia e do PET, com as comunidades/pessoas, na troca de experiências, conhecimentos e saberes. Isso possibilita o meio acadêmico e de estudos, estudar, pesquisar e realizar com mais vocação a extensão com mais conhecimento das causas sociais, pelas quais vivem essas comunidades.

     Conhecer e vivenciar fortalece os vínculos e possibilitam um processo de formação, levando em conta as realidades sociais e as peculiaridades locais.

     Contudo o Programa já propiciou experiências exitosas de visitas, construção de materiais, cartilha/informativos com base nas realidades vividas. Com este visa sobremaneira que os estudos extrapolem os portões da Universidade, devolvendo às sociedades aquilo que seja do alcance do PET Vila Boa e da UFG Campus Cidade de Goiás.

     O Programa de Educação Tutorial através do PET Vivências construir novas alternativas para o ensino superior, na busca da aproximação entre as questões sociais e as ciências, oportunizando a academia a pensar a diversidade social e incidir sobre elas, para construção de políticas públicas sólidas, quebrando o senso comum estabelecido, em que todos somos iguais, porém em realidades distintas. Neste sentido podemos construir o parâmetro mais importante que é a EQUIDADE, nas oportunidades e ingressos sociais.

12 - Oficinas

(em construção)