Orientadores – Curso de Especialização em Gestão Pública
Michele Aparecida Cunha
Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutora em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui mestrado em Administração (UFU) e especializações em Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas e Missiologia. Atua em Administração Geral, Governança Corporativa, Inovação Verde, Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica.
Najara Sousa Medeiros
Assistente Social do Hospital das Clínicas (HC) da UFG, Mestre em Serviço Social, Doutoranda em Educação pela UFG, preceptora na residência multiprofissional do HC/UFG. Atua nas áreas de Políticas Públicas, Saúde, Formação, Educação e Social.
Bruno Mello Correa de Barros Beuron
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pelo PPGD/UFSM. Graduado em Direito pela Universidade Franciscana (UFN). Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Público – GEDIP/UFSC e do Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa (UNIPAMPA). Docente com experiência em cursos de Direito, Gestão Pública, Relações Internacionais e Economia, ministrando disciplinas como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Digital, Direito do Consumidor, Políticas Públicas, Direito Financeiro e Finanças Públicas. Atuou como orientador de TCC e Coordenador de Laboratório de Pesquisa da Faculdade Metodista Centenário (2017–2021), com ampla experiência em metodologia científica, projetos e artigos acadêmicos. Possui livros, artigos e capítulos publicados em revistas e periódicos relevantes.
Heitor de Carvalho Pagliaro
Heitor Pagliaro é professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando no bacharelado em Direito, na especialização em Gestão do Sistema Prisional (em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública) e no mestrado e doutorado em Direitos Humanos, onde orienta mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFG. Doutor em Direito (UnB), mestre em Filosofia (UFG) e bacharel em Direito (UFG). Advogado no Brasil (OAB/GO 32.571) e em Portugal (OA 67768L). Foi pesquisador visitante no Department of Government da University of Texas at Austin (EUA, 2024) e no Dipartimento di Diritto, Politica e Sviluppo da Scuola Superiore Sant'Anna (Pisa, Itália, 2024). Prestou consultoria para a American Bar Association (EUA, 2018). Foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO (2022–2024) e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Combate ao Preconceito de Goiás (2022–2024). Atua em filosofia política e jurídica. Línguas: português, italiano e inglês. Mais informações em: heitorpagliaro.com.
Victor Manuel Barbosa Vicente
Possui Graduação em Administração pela Universidade de Brasília (2003), Mestrado em Administração pela UnB (2007) e Doutorado em Administração pela UnB (2012). Professor Associado C da Universidade Federal de Goiás e consultor ad hoc/parecerista de diversas revistas científicas. Avaliador de artigos dos Congressos EnANPAD e EnAPG, membro do Núcleo de Educação Financeira da FACES/UFU e pesquisador voluntário no Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da UnB (CEAG/UnB). Seus interesses incluem Análise de Políticas Públicas, Gestão Pública, Relações Intergovernamentais e Capacidades Estatais Locais, Inovação Pública e Cocriação de Valor, Administração Pública, Participação e Democracia.
Rodrigo Bombonati de Souza Moraes
Atuo como Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Goiás (UFG). Sou docente do curso de Graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP-UFG), tendo coordenado o Programa por um biênio. Entre 2023 e 2024, integrei equipe de consultoria para um órgão público goiano como Líder da equipe de Gestão de Pessoas. Coordeno o Laboratório de Inovação e Gestão no Setor Público da UFG e sou membro do “Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora” do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Dedico-me ao ensino, à pesquisa e à assessoria nas áreas de Administração Pública, Políticas Públicas, Capacidades Estatais, Inovação no Setor Público e Tecnologia e Trabalho. Sou organizador e autor de dois volumes do livro “Indústria 4.0: impactos sociais e profissionais”.
Ícaro Coriolano Honório
Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, Mestre em Gestão de Negócios Turísticos e Graduado em Hotelaria. Atua nas áreas de gestão pública, turismo, planejamento, sustentabilidade e marketing, com experiência em estudos aplicados e pesquisas envolvendo territórios, políticas públicas e desenvolvimento socioambiental.
Gustavo de Faria Lopes
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia, com monografia sobre a relação entre o executivo e legislativo municipal. Mestrado em Sociologia na UFG, com dissertação sobre a relação entre executivo e legislativo estadual. Doutorado em Sociologia pela UFG, com tese sobre trabalho docente. Possui 25 anos de experiência no magistério, sendo 10 anos no ensino privado — principalmente no ensino superior — e 15 anos no IFG Câmpus Goiânia, atuando no ensino médio, EJA e ensino superior.
João Paulo Oliveira Huguenin
João Paulo Oliveira Huguenin é arquiteto e urbanista (UFF) e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre e doutor em Urbanismo (PROURB/UFRJ), possui experiência em habitação de interesse social, melhorias habitacionais, assessoria técnica, autogestão habitacional, territórios periféricos e leituras socioespaciais. Atuou como Coordenador de Produção Associativa no Departamento de Produção Social da Moradia da Secretaria Nacional de Habitação, no Ministério das Cidades, contribuindo para a formulação e acompanhamento de políticas públicas de habitação popular. Na UFG, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao direito à cidade e à democratização da produção do espaço urbano.
Janaina Tude Seva
Formada em Ciências Sociais e atuante nas Ciências Sociais Aplicadas desde 2003, Janaina Tude Seva possui sólida experiência em assessoria técnica em tecnologias sociais, pesquisa, extensão e orientação acadêmica. Trabalha com temas como Estado, Atores Sociais e Políticas Públicas; Estudos Legislativos; Cidadania, Participação e Controle Social; Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e ações afirmativas; além de conflitos e justiça ambiental. Desenvolve estudos que articulam teoria e prática, com forte atuação em análises socioinstitucionais e socioambientais.
Ítalo Camilo da Silva Nogueira
Professor efetivo da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ítalo Camilo da Silva Nogueira possui ampla experiência nas áreas administrativa e comercial, com atuação em grandes empresas como C&A, Atento Brasil, Porto Marítimo de Santos, SESC-SENAC, entre outras. Destaca-se também como professor universitário, com sólida trajetória em gestão administrativa, logística, transportes, produção, planejamento estratégico, comunicação, gestão pública e teorias administrativas. Atuou como coordenador de diversos MBAs nas áreas de Logística, Produção, Processos, Finanças e Controladoria, além de coordenar cursos de tecnologia em logística. É graduado em Administração, especialista em Marketing e Estratégia (UFRJ), mestre em Administração (UFMG) e doutor em Tecnologia Ambiental (UNAERP). Possui fluência em inglês e espanhol, além de domínio em informática.
Bruna Pinotti Garcia
Doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Bruna Pinotti Garcia é Professora Adjunta em Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando nas áreas de direito processual civil, prática jurídica, direito digital e direitos humanos. Ouvidora-Geral da UFG, também integra o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC/UFG) e atua como consultora jurídica no projeto Aprimora Gestão da SECPLAN/UFG. Coordenou a Graduação em Direito (2020–2024) e integrou o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da UAECSA/UFG no mesmo período. Pesquisadora em Direito Digital com foco na relação entre tecnologia, proteção de dados, segurança da informação, inteligência artificial e direitos humanos. É autora do *Manual de Direitos Humanos* (Juspodivm), com cinco edições publicadas.
Wander Plassa da Silva
Doutor em Economia Aplicada pela FEA-RP/USP, com estágio doutorado-sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC/USA). Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2016) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Suas pesquisas se concentram em Economia Social, com ênfase em Economia do Crime, Economia da Educação e Mercado de Trabalho. Atualmente, é professor colaborador na Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor no MBA em Controladoria, Finanças e Business Intelligence da PUCPR e pós-doutorando no IDR-Paraná, com foco em métodos quantitativos. Possui experiência em ensino e pesquisa, tendo sido docente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) (2020–2025), pesquisador no LEPES (2017–2019), facilitador de cursos EaD na UNIVESP (2019–2021), tutor a distância na UNIOESTE (2021–2023) e orientador de TCC no MBA em Gestão de Pessoas da USP/Esalq (2021–2025).
Murilo Emos Félix
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2015) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da Faculdade de Direito da UFG (2023). Servidor técnico-administrativo na mesma instituição, desenvolve pesquisa na área da educação jurídica e sobre extensão universitária.
Renan Marquez Martins de Oliveira
Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) com mestrado em Administração pela Universidade Federal de Goiás (2020). Atua como Analista/Administrador no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia federal responsável pela formulação, gestão e implementação de políticas públicas para o campo museal no Brasil. É Tutor da UAB/UFG no curso de especialização em Gestão Pública (Campus Goiás) e Professor Substituto na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE/UFG). Representa os museus públicos municipais no Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) da Cidade de Goiás, contribuindo para a elaboração e monitoramento de políticas de turismo e cultura no município. Anteriormente ao IBRAM, atuou na área de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH) como Analista de Gestão Administrativa (Administrador), onde desenvolveu atividades relacionadas à gestão de pessoas no setor público. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Gestão Pública, Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão de Pessoas no Setor Público e Economia Criativa, com ênfase em museus e instituições culturais.
Luan Vinicius Bernardelli
Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2019),
com período sanduíche na Southern Cross University, na Austrália. Mestre em Teoria Econômica (2017) e graduado em
Ciências Econômicas (2016). Atua em pesquisa quantitativa aplicada nas áreas de Finanças Públicas, Economia Regional,
Economia da Saúde e Economia da Religião. Lidera o Laboratório de Procedimentos Metodológicos e Análise de Microdados,
desenvolvendo estudos empíricos com grandes bases de dados nacionais, com foco em econometria aplicada, federalismo
fiscal, desigualdade e avaliação de políticas públicas.
É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP/UFG), orientando pesquisas em
economia aplicada e políticas públicas baseadas em evidências. Exerce liderança institucional como coordenador da
Especialização em Gestão Pública e vice-coordenador dos cursos de Administração e Administração Pública. Atua em
projetos que integram ensino, pesquisa e gestão de dados, com impacto regional e nacional.
Mantém cooperação científica com pesquisadores da Austrália e dos Emirados Árabes Unidos, com publicações e projetos
conjuntos em economia aplicada e políticas públicas. Atua como parecerista ad hoc em periódicos nacionais e
internacionais. É membro da Sociedade Brasileira de Econometria (SBE).
