ADMvisita

#DiáriodeBordo: Administração visita nove espaços administrativos brasileiros

Por weberson dias. Em 30/10/18 11:14. Atualizada em 30/10/18 11:37.

Na segunda quinzena de setembro, um grupo de 20 estudantes do curso de Administração seguiram viagem por três Estados, numa visita técnica, coordenada pelo professor Juliano Avelar, com o intuito de conhecer fábricas e indústrias espalhadas no território brasileiro. Quem fez parte da incursão foi a estudante intercambista recém chegada da Argentina, Loriana Acosta Klein.

A equipe iniciou a visita no porto seco de Anápolis (GO), onde puderam entender as etapas da logística na região Centro-Oeste, conhecer os locais de estocagem de produtos, bem como seu armazenamento até o porto. O deslocamento dos estudantes é feito, dentro do porto, em ônibus da empresa administradora.

Adm1

Partindo de Anápolis, na madrugada, o grupo fez uma parada em Sete Lagoas (MG). O objetivo era observar, pela parte externa, o funcionamento dos alto-fornos, que derretem o minério de ferro e o transforma em ferro gusa, utilizado na produção de automóveis.

Adm2

Em Belo Horizonte (MG), na Central de Abastecimento de Minas (Ceasa), os estudantes puderam conferir a logística de distribuição varejista e de grandes mercados, assim como a relação que existe entre o produtor e o mercado consumidor. Durante a visita, o grupo percebeu que na organização do centro de abastecimento, cada produtor possuía sua área de exposição, cadastrada previamente em sistema específico.

Adm3

Ainda em Minas, dessa vez na cidade de Betim, os estudantes visitaram a fábrica da Fiat automóveis, onde puderam adentrar nas instalações da montadora e acompanhar o sistema de manufatura em escala mundial. Puderam também observar que a indústria de carros se utiliza dos sistemas informatizados de sinalização, JIT e Kanban. Ainda na Fiat, eles tiveram a chance de ver como funcionam os processos de montagem dos automóveis e notar uma grande quantidade de trabalhadores e robôs na produção.

Adm4

Ainda em Minas Gerais, visitaram a Fábrica de Laticínios da Fundação Artur Bernardes na Universidade Federal de Viçosa (MG), que produz iogurte, manteiga, mussarela, queijo, leite e doce de leite. Nessa parada, presenciaram o sistema de produção de médio porte. Os Produtos Viçosa possuem um rígido sistema de qualidade com monitoramento do gado leiteiro, análise do leite e relatórios.

Adm5

Em Timóteo (MG), os estudantes estiveram duas noites no Parque Estadual do Rio Doce, uma das principais regiões de proteção à biodiversidade do Estado, com a maior área contínua de Mata Atlântica preservada. A ideia era trazer para a realidade dos estudantes um pouco mais sobre a gestão ambiental, gestão dos recursos naturais renováveis, valorização ambiental e insumos ambientais.

Adm6

Na visita técnica, os estudantes puderam experenciar as teorias aplicadas em sala de aula, trazendo mais conhecimento aos estudantes de Administração.

E não parou por aí. Eles seguiram para Manhuaçu (MG), com o objetivo de conhecer a Fábrica de Fertilizantes Heringer, consolidada há 49 anos no mercado e uma das companhias nacionais pioneiras na produção, comercialização e distribuição de fertilizantes. O objetivo dessa visita foi compreender a gestão da agroindústria e do agronegócio, a logística de importação de insumos, a cadeia de valor e suprimentos e a gestão de estoque. “Para nós da Administração, foi muito interessante essa visita, pois, geralmente, são estudantes de Agronomia que visitam essa Fábrica. Pudemos ver que a Administração é exercida em todas as áreas e, na nossa região, a gestão do agronegócio tem um importante papel”, destacou a estudante Myrele Laudicéia, do 8º período do curso.

Adm7

Da Fábrica de Fertilizantes, o grupo seguiu para a Fazenda Heringer, do mesmo grupo, onde puderam observar a produção de café. O engenheiro agrônomo Dalton Dias Heringer além de trabalhar com reprodução de fertilizantes também trabalha com a produção de café e com a comercialização de Gados Nelore. Na fazenda, o café é plantado nas montanhas, uma vez que pesquisas comprovaram uma boa qualidade do grão. Lá aprenderam sobre a administração de recursos materiais e humanos, a logística de exportação, a administração da produção rural e a cadeia de valor do suplemento do café. Essa fazenda possui um grande impacto econômico na região e emprega grande parte da população das cidades próximas e até outras regiões.

Adm8

De Minas Gerais, o grupo partiu para Vitória (ES), onde visitaram a Vale, uma mineradora multinacional brasileira. No último ponto da viagem, conheceram a história, a logística interna de exportação e o ciclo da produção do minério de ferro no Brasil, como também a gestão de áreas de produção do minério do carvão. “A vale tem uma grande e importante reserva ambiental, com várias espécies de plantas e animais. Saindo da Vale o professor Juliano nos levou até uma parte da Praia que dava para ver o Porto e alguns navios saindo e chegando, com minério e aço”, finalizou a estudante Myrele.

Adm9

Adm10