Sobre nós

Atualizada em 02/08/22 15:46

Descubra a atuação da Universidade Federal de Goiás (UFG) na única cidade do Estado reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O contexto em que está localizado o Câmpus Goiás da UFG dá um tempero único às suas atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão, privilégio que também é compartilhado com outras duas instituições públicas de ensino superior localizadas na cidade: a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Federal de Goiás (IFG).

Foi nessa cidade, historicamente, onde se plantou a primeira semente do que hoje se tornou a UFG. Quando ainda capital do Estado de Goiás, a antiga Vila Boa de Goiás inaugurou em 1898 o sexto curso de Direito do país, e, posteriormente, a Escola de Farmácia e Odontologia, na década de 1920. Esses cursos foram transferidos para Goiânia com a inauguração da nova capital. Um século depois foi assinado um convênio entre a Prefeitura da cidade de Goiás e a UFG para que começasse a funcionar, na antiga capital do Estado, uma Extensão da Faculdade de Direito de Goiânia.

Em 2009 foi criado o Câmpus Goiás, recebendo os cursos de Licenciatura em Filosofia e Serviço Social no mesmo ano. Quatro anos mais tarde a UFG inauguraria os cursos de Administração, Bacharelado em Filosofia e Licenciatura em Educação do Campo. Em 2014, segundo o Estatuto da UFG, o Câmpus Goiás transforma-se em Regional, vindo a aprovar a criação do seu mais recente curso de graduação: Arquitetura e Urbanismo. Em 2021, a Regional Goiás volta a ser Câmpus Goiás após uma reforma administrativa na UFG. No final do mesmo ano, é aprovada a criação do curso de Pedagogia.

Mantém-se o padrão de excelência da UFG, que é uma das vinte melhores universidades brasileiras segundo os ranqueamentos Center for World University Rankings (CWUR) e  o Ranking Universitário da Folha (RUF). Do quadro de professores efetivos que trabalham no Câmpus Goiás, mais da metade é composta por docentes doutores. Dentre os demais, dois terços são doutorandos.

Números do Câmpus Goiás

Goiás

Cidade que sedia 2 unidades acadêmicas da UFG

8

cursos de graduação

1

curso de pós-graduação interunidades (DINTER)

13

laboratórios didáticos

 

O Câmpus tem cerca de mil estudantes nos seus oito cursos de graduação divididos em duas unidades: Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) que abriga os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura em Pedagogia, e a Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA) que sedia Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito e Serviço Social. Nessas unidades encontram-se quatro grupos de pesquisa cadastrados. No total vinte e seis técnicos administrativos trabalham para conferir qualidade às atividades.

 

26

técnicos-administrativos

94

docentes efetivos

cerca de 930

estudantes de graduação

 

A infraestrutura do Câmpus Goiás vem se consolidando para atender as diferentes demandas da sua comunidade. Hoje conta com a Biblioteca Cajuí, cuja estrutura tem cerca de 1.200 m² de área total construída, disponibilizando quase 20 mil exemplares de livros físicos e um acervo de referência com quase 3 mil títulos, além de materiais multimídia (CDs, DVDs e material eletrônico). O Câmpus conta também com uma sala de estudos 24h localizada na biblioteca, salas de reuniões, salas multimídia, um restaurante universitário em construção e treze laboratórios didáticos.

_

Saiba mais:

Equipe gestora | Órgãos colegiados | Órgãos complementares | Histórico do Câmpus Goiás