vereador

Curso de Filosofia analisa desempenho dos vereadores da Cidade de Goiás

Por weberson dias. Em 05/11/18 09:56.

O curso de Filosofia da Regional Goiás analisou o desempenho dos nove vereadores na Câmara Municipal da Cidade de Goiás, no ano de 2017. O resultado foi divulgado no relatório final do Projeto de Extensão “Filosofia e Cidadania”, coordenado pela docente Ana Gabriela Colantoni. A ideia do projeto foi gerar um ranking com média qualitativa de 1 a 5, a partir do desempenho dos membros do poder legislativo municipal, e a metodologia se deu a partir de análises dos discursos recebidos, projetos de leis, análise, frequências e indicações.

 

Análises

Quanto aos discursos, somente os vereadores Aderson Gouveia e Iolanda Aquino enviaram, portanto ficaram empatados no ranking. Os projetos de lei propostos em 2017, foram 16, sendo que quatro desses não foram analisados, já que foram assinados por todos os vereadores da cidade e não interferiram no ranking. Os demais, ficaram assim distribuídos: Iolanda Aquino e Reginaldo Adorno, o Jacabé, apresentaram 4 projetos, cada; e Aderson Gouveia, 3, e Sidnei Rosa, 1. Os demais vereadores não apresentaram nenhum projeto, segundo o relatório. No ranking, a média de avaliação dos projetos colocou Iolanda Aquino, em primeiro lugar, e Sidnei Rosa e Aderson, em segundo e terceiro lugar.

 

Faltas

No que diz respeito às frequências, os vereadores que mais estiveram nas sessões de 2017, segundo o documento, foram Reginaldo Adorno, o Jacaré; e Sidnei Rosa, cada um com 38 sessões, cada, o que levou-os a ocupar os primeiros lugares no ranking. O segundo lugar com mais presenças foi para Iolanda Aquino e Sebastião Godinho e Zilwimar Dantas, o Tizil. O terceiro lugar foi ocupado por Aderson Gouveia. O relatório não levou em conta faltas justificadas.

 

Indicações

A pesquisa fez também análises de indicações, que diferentemente do contexto político pejorativo, para fins desse projeto, considerou-se a análise dos pontos positivos nos três quesitos anteriores e dividiu-se por três. Também levou em conta critérios como abrangência, relevância e impacto. No ranking das indicações, os vereadores que ocuparam os três primeiros lugares foram Iolanda Aquino (4,47), Edmar Pereira de Souza (4,40) e Cesar Caiado de Castro (4,39), respectivamente.

O relatório apresenta ainda uma análise subjetiva dos nove vereadores da cidade de Goiás, apresenta detalhes de sessões pontuais, com comportamentos e atitudes de cada vereador diante de críticas, como o caso do vereador que fora questionado no grupo do Facebook Corrida do Ouro, e situações em que, nos discursos, muitos vereadores expõem alguns privilégios, como o caso do vereador que precisou do atendimento do SAMU, entre outros fatos corriqueiros e, por vezes, até exóticos.

Para ler o relatório completo, acesse [AQUI]. 

Fonte: Weberson Dias

Categorias: Noticias