NúcleoAcess1

Projeto forma educadores sobre práticas educacionais que valorizem as diferenças

Por weberson dias. Em 01/07/19 15:33.

Um novo projeto de extensão da Regional Goiás objetiva formar para gestores e professores da rede municipal de ensino para a valorização das diferenças. Estruturado no formato de palestra, oficinas e seminários, as temáticas do curso abordam teorias e práticas sociais e educacionais na perspectiva da inclusão e da desmedicalização da educação. No último encontro, realizado nesta sexta-feira (28), o professor de Administração e coordenador do projeto, Rodrigo Bombonati, tratou da Medicalização da sociedade e do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tema de sua tese de doutorado.

O projeto “UFG e Prefeitura do Município de Goiás: Educação e valorização das diferenças”, iniciado em abril deste ano e que contabiliza 60 horas para os educadores, é coordenado por Bombonati, em parceria com a professora da Educação do Campo e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Denise Alves. Além deles, integram o projeto a psicóloga da Regional, Damaris Morais, a assistente social Viviani Silva, e a interprete de Libras, Solange Dias.

NúcleoAcess1

Temas

O projeto surge a partir da necessidade de trazer reflexões sobre temas, que estão na ordem do dia. Aqui é mais uma oportunidade para discutirmos estes assuntos no âmbito da rede pública com foco na valorização das diferenças, do ponto de vista do discurso e da prática”, explicou Bombonati. “Vale lembrar que a construção da subjetividade, mais voltada para o respeito aos direitos humanos, é fundamental na constituição da escola que pensamos e pretendemos que se forme”, arrematou.

NúcleoAcess2

Quem participa, vê no projeto um incentivo aos professores na busca por qualificação. “Este projeto está nos ajudando a esclarecer muitas dúvidas que tínhamos, pois há momentos em sala de aula, que mesmo tendo informações, temos certa dificuldade em saber como lidar. Com o projeto, melhoramos nosso trabalho”, disse Elaine Esteves, professora do município.

Demandas

Segundo a professora Denise, o projeto é resposta a uma demanda da Secretaria Municipal de Educação e trata-se de uma continuidade do processo formativo. “O projeto tem uma especificidade que nos permite exercer o caráter da extensão em seu sentido lato, pois estamos construindo conhecimentos para o desenvolvimento do respeito ao outro, contribuindo para consolidação das práticas a partir de uma teoria e cumprindo nossa missão extensionista”, assegurou, destacando que o Núcleo de Acessibilidade tem um caráter transversal e que já pensam em expandir o projeto. “Almejamos que projetos como este tragam efeito profícuo e tenham continuidade”, finalizou.

NucAcess3

Ainda segundo a professora, o próximo encontro deve ser realizado no final de agosto e tratará sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao final do curso, os participantes do projeto irão se deparar com estudos de casos, a partir de uma abordagem multidisciplinar. “Outros cursos de formação serão realizados após essa experiência”, adiantou o professor Rodrigo Bombonati.

Município

A parceria também é vista com bons olhos por parte do Município. De acordo com a assistente social Marina Faria atualmente há mais de 60 professores de apoio que auxiliam 26 alunos na rede municipal de ensino, tanto no campo como na cidade. Segundo ela, o projeto capacita e gera inclusão nas 12 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) do Município, assim como as três escolas que estão no processo de municipalização: Cora Coralina, Dom Abel e Mestre Nhola.

Plano de Curso (próximas ações)

30/08/2019 - Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Denise Alves

27/09/2019 - Estudos de caso sobre diagnósticos do TDAH e TEA em crianças na idade escolar e Encerramento do curso, com Ângela Fonseca, Denise Alves, Marina Faria, Rodrigo Bombonati, Viviani Cristina, Damaris e Solange Dias.

Fonte: Weberson Dias