suicidiouniv2

Docentes da Regional lançam obras sobre suicídio e modelos 3DR

Por weberson dias. Em 26/08/19 11:03.

Três professores da Regional Goiás lançam um livro com o título “Suicídio Universitário”, no dia 24 de setembro, às 19h, no campus Cora Coralina, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os docentes Maria Carolina Mota (Direito), Thiago Sant’Anna (Arquitetura e Urbanismo) e Welson Santos (Educação do Campo) discorrem sobre o assunto que tem preocupado cada vez mais a comunidade acadêmica. Também conta com a parceria do professor da UFG de Catalão, Wender Faleiro. A capa do livro exibe uma representação da fachada da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, desenho feito pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo Arthur Henrique Maresca, também estagiário da Assessoria de Comunicação da Regional Goiás.

suicidiouniv

O trabalho sobre suicídio, feito a quatro mãos, levou dois anos para ser finalizado. Em alguns momentos, nós autores paramos para discutir a necessidade de ampliar o debate, no que tange o público universitário. Daí a decisão, começamos falando de um curso onde o suicídio é crítico, que são os cursos de medicina, e ampliamos para as demais formações. Eu considero o mais primoroso trabalho que já publiquei”, destacou o professor Welson Santos.

A noite de lançamento está dentro da programação “Setembro Amarelo”, organizado a várias mãos e que conta com a parceria da Regional Goiás da UFG, na Cidade de Goiás. Na oportunidade, ocorrerá uma palestra com os autores do livro e a moderação de Auristela Costa, da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina. O evento é uma parceria entre as três instituições de ensino superior da cidade: Instituto Federal de Goiás (IFG), UEG e UFG.

Obra

Além desta obra, em maio deste ano, os professores da Educação do Campo da Regional, Welson Barbosa e Denise Alves, os estudantes do curso, Diana Ribeiro e Cleudenice Sousa, em parceira com o professor Wender Faleiro (UFG/Catalão), lançaram na segunda edição do Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (Cecifop) o livro “Modelos 3DR nas Ciências da Natureza”. A obra faz parte da coleção “Ensino de Ciências e Formação de Professores”. 3 DR são modelos tridimensionais reais. A obra foi totalmente financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e traz como aporte as teorias de Pierre Bourdieu.

mod3dr

De acordo com Santos, somente três universidades fazem essa trabalho no Brasil hoje: UFG, através do curso de Educação do Campo da Regional, USP e uma IF, num curso de medicina no nordeste. Na Regional, os estudos se desenvolvem desde 2016. “A publicação vem trazendo a riqueza de detalhe que a teoria desenvolvida por um professor da Universidade de São Paulo tem nos permitido realizar nas nossas escolas do campo em Goiás. É um trabalho que teve considerado aporte de duas alunas nossas recém-formadas e que desenvolveram pesquisas conosco sobre a eficiência do uso do modelos em escolas do campo no ensino de Ciências da Natureza”, lembrou.

Confira o livro [AQUI]