Arq

UFG Regional Goiás conta com Arquitetura e Urbanismo

Por weberson dias. Em 23/11/15 11:10. Atualizada em 24/11/15 11:44.

O curso oferta a cada ano 30 vagas para ingresso de alunos através da nota do Enem. O objetivo é formar profissionais que também possam atuar no interior do Brasil.

Com foco nas questões das cidades e com ingresso a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás é o mais novo curso da Universidade Federal de Goiás (UFG). Segundo o arquiteto urbanista, coordenador do curso e com mestrado em Urbanismo pela UFRJ, João Paulo Huguenin, a integração à unidade de Ciências Sociais Aplicadas e o ingresso sem prova de habilidade específica estão entre os diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Não há essa exigência, por que a graduação oferece condições para o aluno desenvolver habilidades de expressão e representação gráfica”, disse.

Ainda de acordo com o professor, o curso de graduação busca um diálogo constante com as demais áreas do conhecimento e o egresso do curso tem como área de atuação atender às demandas do mercado, da sociedade civil organizada e da Administração Pública, em especial, levando em consideração as dinâmicas das cidades pequenas e médias. “Recentemente, o Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo identificou que 80% das construções no Brasil são feitas sem assistência técnica de um arquiteto e há vários Municípios no Brasil com déficit desses profissionais”.

Social
Ainda segundo o professor, a função social é o que norteia a criação do curso. “Pensamos a Arquitetura enquanto um direito de toda a população e desejamos proporcionar aos acadêmicos uma formação sólida de profissionais que estejam preocupados com uma mudança social estejam a serviço da população”, assegurou o professor do novo curso.

A existência da profissão, segundo o professor, é básica para efetivar a lei 11.888 de 24 de dezembro 2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. “Dessa forma, estamos formando profissionais arquitetos para trabalhar também no interior do país”, ressaltou Huguenin, assegurando que, atualmente, estão em elaboração os laboratórios de desenho técnico, conforto ambiental, informática aplicada e de modelos e maquetes.

Para a diretora da Regional goiás, Meire Carvalho, o curso na cidade representa uma conquista da população de Goiás, a partir das intervenções sociais, pensando as mudanças, repensando a urbanização e propondo o reordenamento do espaço urbano. "O curso sela a pactuação para consolidação do Campus UFG para Regional Goiás. Embora seja pensado a nível nacional, no contexto local, a Cidade de Goias é patrimônio cultural da humanidade e possui uma arquitetura diferenciada", destacou ela, acrescentando que a pactuação com o Ministério da Educação garantiu para a cidade 45 vagas nas próximas seleções.

Curso
Com o projeto pedagógico do curso em construção, Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás oferta a cada semestre um total de 30 vagas. A formação se dá após 10 períodos, ou seja, cinco anos de curso. Atualmente, um total de 27 alunos concluiu o primeiro semestre do curso e fazem parte da primeira turma. A segunda turma vai ingressar com as notas do Enem de 2015 e deve iniciar as aulas no primeiro semestre de 2016, previsto para começar no dia 23 de maio.

Fonte: ASCOM/ Regional Goiás