Segurança

Regional Goiás da UFG discute Política de Segurança

Por weberson dias. Em 09/06/16 20:58.

A intenção foi tirar dúvidas, debater ideias, trazer sugestões e aprofundar o processo de discussão sobre os caminhos para implantação da política.

A Regional Goiás recebeu na noite desta quarta-feira, no auditório da UAE de Ciências Humanas, a Comissão de Segurança para debater a elaboração da Política de Segurança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Participaram da roda de conversa a reunião auxiliares de serviços gerais, guardas, servidores administrativos, seguranças e a diretora da Regional. O evento teve como objetivo tirar dúvidas, debater ideias, trazer sugestões e aprofundar o processo de discussão sobre os caminhos para implantação da Política.

Segurança

Marco Antônio de Oliveira, diretor do Centro de Espaço Físico (Cegef) e presidente da Comissão de Segurança da UFG, destacou que frente a expansão existente nos espaços públicos da universidade, os recursos em segurança não acompanharam proporcionalmente. “A Política de Segurança é uma reivindicação antiga dada a necessidade de estabelecer procedimentos e normativas para estabelecermos o mínimo de segurança para uma convivência saudável dentro da universidade”, afirmou Oliveira. Ainda segundo ele será confeccionada uma cartilha de como os públicos da universidade devem se portar nas dependências e a quem se dirigir em caso de violação à segurança. “A segurança não pode ser uma obrigação de um setor, mas um dever de todos”, reconheceu.

Regulamentação

A professora Maria Meire de Carvalho, diretora da Regional Goiás da UFG, considerou importante a vinda da Comissão e ressaltou que a instituição de uma Política de Segurança propicia a definição de critérios claros para a segurança patrimonial e funcionamento dos espaços físicos. “É importante que todos saibam que somos gestores dos prédios públicos e que há normatização para o correto funcionamento deles”, disse, convidando a todos para acessar o documento preliminar da Política, que encontra-se aqui.

Comissão

A Comissão, nomeada pelo Conselho Universitário (Consuni) em maio de 2015, já elaborou um documento preliminar referente a Política, suscetível a alteração conforme as propostas que saiam das discussões nas Regionais e órgãos da UFG durante as reuniões. A Política de Segurança tem como objetivo atender as demandas e necessidades de estudantes, professores, técnico-administrativos e usuários em geral dos serviços prestados pela Universidade. Até agosto, a Política de Segurança será encaminhada para apreciação e aprovação do Conselho Universitário (Consuni), instância máxima das Instituições Federais de Ensino Superior.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás