Gabriel1

Equipamentos auxiliam pessoas com baixa visão na Biblioteca da Regional Goiás

Por weberson dias. Em 10/06/16 17:19.

Promover e facilitar o acesso à informação e a inclusão da comunidade são prioridades na Biblioteca da Regional Goiás. Por este motivo, a partir deste mês, as pessoas com dificuldades na visão poderão acompanhar a partir de inovações da era digital a leitura de seus livros prediletos, usufruindo de um novo aparelho que possibilitará acessibilidade ao acervo na Biblioteca setorial.

De acordo com o bibliotecário Audrival Pereira Côrtes Filho, o equipamento escaneia as páginas do livro e com um software, transforma o arquivo de imagem para som e lê o documento. Com um fone de ouvido, o estudante com baixa visão consegue ouvir o conteúdo da obra. O primeiro a utilizar o equipamento foi o estudante de Filosofia, Gabriel Costa, que esteve na biblioteca para testar o aparelho. O acadêmico aprovou e até posou para foto. Ele foi assistido pelo técnico administrativo da biblioteca, Jonatas Tavares.

Gabriel

Além desses equipamento, a Biblioteca também possui um ledor para surdos e uma lupa eletrônica para portadores com dificuldades de leitura pela baixa visão. “A biblioteca, como um dos espaços da universidade, preza por participar desse processo dentro da UFG, que visa acolher e incorporar alunos portadores de necessidades especiais à convivência com outros colegas. Com isso, promove a harmonia de convivência nos espaços e acolhe de maneira igualitária aos alunos que necessitam de algum atendimento especial”, reiterou.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás