IPHAN1

Regional Goiás realiza parcerias com IPHAN e MUBAN

Por weberson dias. Em 15/08/16 17:58.

O objetivo é firmar parcerias e promover realização de projetos para a integração do Restaurante Universitário e da nova biblioteca da Regional Goiás à comunidade vilaboense

Na última quarta-feira, 10, o vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, a diretora da Regional Goiás, Maria Meire de Carvalho, Tasso Leite, assessor da Reitoria e as docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, Camila Gomes e Karine Oliveira, se reuniram com a superintendente do IPHAN em Goiás, Salma Saddi e sua equipe, bem como o diretor municipal de Meio Ambiente, Pedro Vieira. O objetivo da reunião foi discutir parcerias, como também projetos de memória histórica e de revitalização ambiental na área de ocupação do terreno onde foi construída a nova Biblioteca e está sendo erguido o Restaurante Universitário (RU).

Durante a reunião ficou definido que a UFG buscará elaborar projetos em parceria com o IPHAN e MUBAN para serem implantados na nova biblioteca e RU, após pesquisas e entrevistas com a comunidade local, será realizado oficinas de educação patrimonial, painéis e exposições de fotos referentes a especieis de plantas do antigo Horto Botânico do município. A ideia é transformar paredes dos equipamentos públicos em “painéis de memória”, para resgatar a história do local, em fotos e documentos do século XIX e XX. A professora Maria Meire de Carvalho explicou que está em discussão projetos que permitirão acesso entre os dois prédios assegurando a conservação ambiental.

Projetos

Na concepção da arquiteta do IPHAN, Aline Cristina Barroso, a parceira estabelecida entre o Instituto e a universidade foi produtiva e é enriquecedora para os dois órgãos federais. Para a docente da UFG e ex-servidora do IPHAN, Karine Oliveira, o momento é de muito trabalho. “Agora nosso compromisso é elaborar os projetos com foco no paisagismo para preservar a nascente e resgatar a memória do terreno”, destacou a arquiteta e urbanista.

Na oportunidade, a superintendente do IPHAN-GO, Salma Saddi, fez a doação de livros de arquitetura e urbanismo para a Regional Goiás. “Essa parceria é fundamental e deve ser constante, nos projetos e execuções. Esses cursos da Regional são importantíssimos para a manutenção desse rico patrimônio histórico da Cidade de Goiás. Para mim, é uma alegria estar sentada com representantes da UFG para discutir questões afetas à nossa cidade. Que essa parceria sirva de exemplo para outros núcleos históricos”, afirmou.

IPHAN2

MUBAN

Nesta sexta, a diretora da Regional, professora Maria Meire de Carvalho, e as docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, Camila Gomes e Karine Oliveira, participaram de uma outra reunião no Museu das Bandeiras com a diretora Stélia Castro, a arquivista Tatiele Brito e as servidoras Ruth Costa e Milena Bastos. A parceira visa a contribuição do MUBAN como fonte de documentação e pesquisa para levantamento de dados que substanciarão a exposição pleiteada sobre o Horto Botânico, além da abertura de campos de estágio e atividades pedagógicas. O Museu das Bandeiras faz guarda um acervo histórico relevante sobre o Brasil Colônia, Império e República. “Os documentos levantados servirão de suporte para escrever projetos e elaborar painéis sobre a história do Horto, bem como levantamento das plantas exóticas existentes no local”, explicou a professora Maria Meire de Carvalho, acrescentando que a próxima visita será ao Arquivo Frei Simão Dorvi, dando continuidade as parcerias.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás