Geladeira1

Regional Goiás dá continuidade ao projeto “Gelateratura”

Por weberson dias. Em 07/02/17 11:34.

De eletrodoméstico para instrumento de incentivo leitura. É o principal desafio do projeto.

A princípio, causa estranheza uma geladeira no meio da biblioteca. Acrescente a esta descrição, um eletrodoméstico cheio de livros para livre-troca. Este é o projeto Geladeira de Leitura, desenvolvido pelo sistema de Bibliotecas para incentivar a leitura entre os membros da comunidade acadêmica. Para colocar o projeto “Gelateratura” em prática e que ela fique repleta de bons livros, estudantes, professores, técnicos e a comunidade em geral precisa doar livros literários (romance, poesias, contos, ficção, não-ficção, infantil e juvenil). A ideia é expor livros doados com a finalidade de serem compartilhados pelos leitores.

Geladeira1

Iniciado na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o projeto existe desde de 25 de outubro e não tem data para acabar. É o que garante a coordenadora da Biblioteca da Regional, Esdra Basílio. “Nosso maior objetivo com o projeto ‘Gelateratura’ é fazer com que a experiência da leitura prazerosa pouco vivenciada no cotidiano, seja um momento de fruição, pois sabemos que os usuários leem em grande parte por obrigação, considerando apenas os livros indicados pelos professores”, disse, ressaltando que para pegar livros da geladeira não é necessário estar cadastrado no Sistema da Bibliotecas.

 

De acordo com a coordenadora, assim como Goiás, há outros 14 ambientes da UFG que contam com geladeiras customizadas. “Acreditamos que a leitura propicia a possibilidade de viajar, conhecer lugares e histórias que estimulam a nossa imaginação e cognição, pois, ao imaginarmos, personagens, cenários estamos estimulando nossa percepção sobre o mundo”, finalizou Basílio. (Colaborou nesta reportagem Sandiara Pedroso)

 

Geladeira2

Fonte: Weberson Dias

Categorias: Noticias